A mistura social nos bairros gentrificados: uma brincadeira de criança

832 palavras 4 páginas
FICHAMENTO: “A mistura social nos bairros gentrificados: uma brincadeira de criança?”, AUTHIER, Jean-Yves, LEHMAN-FRISCH, Sonia.
“Gentrificação: famílias das classes médias altas mudaram para bairros anteriormente ocupados por famílias dos meios populares, produzindo formas mais ou menos duráveis de convivência entre populações de diferentes meios sociais.” (p. 1)
“A análise das relações sociais cotidianas das crianças, na escola, mas também fora dela, no bairro e fora dele, revela primeiro a intensidade das sociabilidades infantis no bairro gentrificado” (p. 01)
“A maior parte das relações das crianças são amigos da escola, que elas vêem regularmente no contexto escolar, mas também bastante fora dele. No bairro, muitas crianças convivem igualmente com antigos amigos de escola que elas encontram em atividades extracurriculares, vizinhos (as) ou primos (as). Estas sociabilidades atestam uma fixação local mais importante do aquela dos adultos, e particularmente, de seus pais” (p. 02)
“Essas sociabilidades exprimem, além disso, uma “agradável mistura de crianças” (p.02)
“No entanto, as crianças desenvolvem igualmente relações sociais fora da escola. Assim, o Martin Luther King Park, (...) mais do que uma área de jogos, para elas é o lugar onde encontram seus companheiros de escola ou de outros lugares, e por vezes até mesmo amigos que conheceram no parque.” (p.02)
“A moradia (a delas ou aquela dos seus amigos) é outro fundamento importante de suas sociabilidades: elas convidam com frequência seus amigos.” (p.02)
“(...) no bairro, e mesmo fora dele, são também lugares onde desenvolvem relações que podem ser ou não prolongadas em outros contextos. Observamos que segundo o gênero, as crianças utilizam estes lugares diferentemente: os meninos tendem mais a encontrar seus amigos de escola no parque, enquanto as meninas, mesmo se encontram por vezes suas amigas lá, convidam-nas mais para ir às suas casas.” (p. 02)
Assim, a mistura social desenvolve-se de maneira

Relacionados