A missao

Páginas: 17 (4140 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
Página; 69 á 83 n° 01 á 17 – Capitulo; 04

01-Formule uma definição geral de consciência.
Consciência é um fenômeno ligado á mente,esfera onde ocorrem diversos processos psíquicos( pensamento, imaginação,emoção etc.), especialmente o conhecimento. A consciência pode ser abordada de diversas formas: consciência de si, do que se pensa, sente e faz; consciência do tempo; consciência do mundo,dos outros; consciência ética etc.

02- Relacione a recursividade da consciência com a antiga classificação do ser humano como Homo sapiens sapiens.
Não é simples explicar a consciência.Existe então uma recursividade em saber que se sabe, em sentir que se sente-enfim, em ser consciente de que é consciente. Durante muito tempo nossa espécie foi designada por alguns estudiosos como Homo sapienssapiens: o ser que sabe que sabe. Ou seja nós somos capazes de tomar posse do próprio saber, avaliando sua consistência, seu limete e seu valor.

03- Explique o uso da metáfora da luz ou da iluminação em relação ao processo de estar ou fazer-se consciente.
Nós não estamos concientes enquanto dormimos ou quando ocorre um desmaio.Durante a segunda opção, somos como um quarto vazio, escuro esilencioso.Quando despertamos esse “quarto” começa de novo a encher-se de “luz” e de “objetos.Voltamos assim a sentir nossos corpos e diversas impressões e pensamentos.
Um outro exemplo de quando não estamos conscientes pode ser demonstrada na frase : “Eu não sabia, eu não tinha consciência”.Nessa frase não estamos desacordados no sentido literal mas sim no sentido matafórico. Havia, um sentimento, umconhecimento que estava em um canto escuro do nosso “quarto” , e assim não podiamos vê-lo, porém quando o “quarto” é “iluminado” passamos a integrar a totalidade consciente de nosso ser.

04- Como se forma, no âmbito da consciência, a noção de identidade?
A sensação de self, ou sentimento de si, relaciona-se basicamente com o aqui e agora, com o presente. Não há um antes ou um depois. Esse éofenômeno biológico simples, vinculado ao sistema nervoso.Porém quando essa consciência nuclear, básica, se einsere em um determinado ponto da história de um ser que é capaz de estabelecer relações entre seu passado e futuro-humanos-torna-se uma sensação de si mai elaborada. E é assim que surge a consciência do eu, da própria identidade.

05- Por que se diz que a consciência é uma experienciaprivada? O que pode torná-la pública?
Se diz que a consciência é privada porque ela pertence somente ao organismo ou indivíduo que a tem e não pode ser compartilhada diretamente com ninguém. Porém a consciência esta vinculada a condulta, e esta pode ser observada por terceiros. Ou seja, as condutas são experiências públicas.

06- Além de ter de lidar com as dificuldades do mundo, o ego vivepressionado pelo id e pelo superego.Interprete essa afirmação
O id é simplificado como um prazer imediato, presente desde o nascimento no nosso inconciente enquanto o superego também pertecente ao inconciente é a nossa consciência moral que tem como função reprimir os impulsos inaceitáveis do id. O ego é regido prlo princípio da realidade, ou seja a contrabalança entre a necessidade imediata e ascondições impostas pela realidade.Assim, o ego tem que lidar não apenas com as dificuldades do mundo, mas também resolver de maneira realista os conflitos entre seus desejos internos (id) e seu senso moral (superego).

07- Explique o que são os mecanismos de defesa do ego, de acordo com a teoria freudiana.Procure expor exemplos concretos de sua experiência.
Os mecanismos de defesa do ego, sãomanifestações afim de não enfrentar diretamente as demandas conflitantes do id e do superego, mas satisfaze-las de alguma maneira.Os quatro mecanismos de defesa são:
Recalque- ocorre quando alguma exigência do id é censuerada pelo superego ; o ego então á reprime(por exemplo: trocar sem querer uma palavra por outra, ou quebrar sem querer algum objeto de um rival ou desafeto), geralmente essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A MISSÃO
  • missão
  • O que é a Missão?
  • A missão.
  • a missao
  • missao
  • Missão
  • A Missão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!