A Microrregi O De Uberl Ndia Fixo

2361 palavras 10 páginas
Resumo

Introdução

Uberlândia no século XX
A microrregião de Uberlândia, onde está localizada a cidade de Uberlândia, pertence à mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, é composta de dez municípios que juntos ocupam uma área de 18.790 km² e possuem população de 873.076 habitantes, sendo que 619.536 habitantes – cerca de 70% - residem em Uberlândia.
Uberlândia é hoje uma importante centralidade no contexto brasileiro e a produção do seu espaço possui particularidades que se devem, principalmente, à localização geográfica dessa cidade. As proximidades de Uberlândia com a Região Metropolitana de São Paulo foi uma potencialidade explorada em seu desenvolvimento industrial.
O século XX pode ser considerado um importante marco no desenvolvimento e reconfiguração do espaço de Uberlândia. Mesquita (2008) dizem que além das potencialidades físicas do sítio, como clima e solo, a ausência de resistências culturais e a disponibilidade de mão de obra foram relevantes na formação de espaço de interesse para a economia brasileira.
Esse potencial se tornou a garantia do surgimento de um novo núcleo econômico regional e que colocou Uberlândia no mapa (MESQUITA, 2008) com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste em Mato Grosso, em 1911 e também a construção de rodovias ao longo do Triângulo Mineiro e a porção sul do estado de Goiás. Para Mesquita essas duas características foram decisivas para Uberlândia assumir o papel hegemônico comercial no Triângulo Mineiro e atraindo a atenção de empresas de diferentes partes do país.
O início da industrialização de Uberlândia se dá com investimentos iniciais em infraestruturas básicas, como em 1909 com a criação de uma usina hidroelétrica. Ainda, fortalecendo o setor de comunicações, em 1919 foi criada a Empresa Telefônica Teixeirinha, e essas infraestruturas foram fundamentais para o desenvolvimento econômico e atração industrial para a cidade.
A modernização da agricultura também exerce um importante papel no

Relacionados