A metodologia da pesquisa inserida no contexto do filme o céu de outubro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A metodologia da pesquisa inserida no contexto do filme O céu de outubro

Sandrine de Matos Mendes[1]

Resumo

O conhecimento obtido de forma organizada, através de métodos estudados dentro da disciplina metodologia da pesquisa, faz com que os resultados desejados sejam mais eficazes para o meio científico. Ao filme O céu de outubro relaciona-se os métodos de pesquisa utilizadospelos protagonistas com os métodos estudados em metodologia da pesquisa, constatando uma semelhança entre eles e as vantagens de seu uso.

Palavras – chave: Científico, conhecimento, método, projeto.

1. Introdução

O conhecimento é o elemento que traz desenvolvimento para a sociedade, pois é através dele que se obtém crescimento nas diversas áreas em que atua. Ele é resultado deobservações dos fenômenos da natureza relacionado com a curiosidade e o fazer questionamentos sobre os mecanismos que levaram ao seu acontecimento. Relaciona-se também com a criatividade para suprir necessidades e dessa forma com a criação de novas tecnologias. Entretanto não somente a curiosidade e a criatividade devem existir; a elas devem se aliar a persistência para obtê-lo.
A metodologia dapesquisa vem para organizar a maneira de se fazer ciência e procurar obter resultados satisfatórios que possam ser aceitos pela comunidade científica. Esta é muito útil no campo da ciência ao passo que dá importância não somente para a aquisição do conhecimento, mas também para o processo de como
se chegar a ele, oferecendo possibilidade para maiores discussões, além de aumentar a segurança e acredibilidade na informação.
O filme O céu de outubro (October Sky) exemplifica os processos de metodologia em sua narração, pois trata de uma história da idealização de um foguete para ser colocado em órbita. Nele discorreu-se desde a observação e a geração de um problema a ser solucionado até a formulação de leis que regem o fenômeno. Além disso, foi criado um protótipo que garantiu ofuncionamento do que foi estudado.

2. O conhecimento científico e a metodologia da pesquisa

O conhecimento é obtido através das experiências e interações entre as pessoas e o meio em que vivem, bem como das observações dos fenômenos da natureza. Os primeiros filósofos, questionadores da natureza e do homem, tentavam encontrar soluções que fossem capazes de responder a todas as dúvidas darealidade. Com o passar do tempo foi criada uma nova forma de pensar, não mais ligada somente aos sentidos, como se fazia antigamente, e sim relacionada com a razão, que contivesse lógica e que pudesse dar resposta aos problemas gerados.
Segundo Arnaldo Cervo (2007) existe vários tipos de conhecimento. Este pode ser dividido em: empírico, científico, filosófico e teológico. O científico éaquele que procura compreender, além do objeto, do fato e do fenômeno, sua organização e estrutura. (CERVO, 2007)
O conhecimento científico, portanto, é o que se questiona e testa a veracidade dos fatos. Ele busca a verdade através de experimentações e provas. Além disso, é este conhecimento que deve estar sujeito a críticas para aperfeiçoamento, buscando constantemente a verdade mesmo com acerteza de que ela não é definitiva. Afirmam Lakatos e Marconi sobre conhecimento científico:

Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.[2]

Muitos pensam que, por a ciência produzirconhecimento dotado de lógica, este é sempre exato e correto. Contudo a comunidade científica faz ser notável um pensamento diferente, afirmando que a verdade é sempre provisória visto que dura até que seja retificada por uma nova teoria.
O conhecimento científico pode ser adquirido de varias formas, desde aquela que utiliza apenas o conhecimento alcançado nas experiências cotidianas e...
tracking img