A METODOLIGIA CONSTRUTIVISTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

1796 palavras 8 páginas
A METODOLIGIA CONSTRUTIVISTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Andrea Gomes Fantinel ,Eunice Daiane da Silva Pacheco e Márcia dos Santos de Souza
Prof.º Esp. Eduardo de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Biologia- (BID 0310) -Prática do Módulo II
07/10/2014

RESUMO

O presente trabalho visa mostrar através da teoria construtivista de Jean Piaget o ensino dos seres vivos para crianças do sétimo ano do ensino fundamental, empregando interação social, ambiente natural. Foi elaborada uma metodologia voltada na experiência que os alunos possuem sobre o tema. Inicialmente será verificado o conhecimento que os discentes possuem sobre o conteúdo e realizando alguns questionamentos. Na segunda parte da aula, o professor juntamente com os alunos realizará um debate com base nas respostas obtidas. Na última parte o docente irá apresentar o conteúdo sobre os seres vivos relacionado com as primeiras atividades.

Palavras chaves: Plano de aula, construtivismo, seres vivos.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo mostrará como o ensino de ciências tornou-se importante para as crianças porque ajuda a pensar de forma lógica, e dá oportunidade da criança ou jovem de entender o mundo e interpretar as ações e fenômenos que observam e vivenciam diariamente, além de ajudar a resolver problemas práticos.

Dessa forma, faz com que a criança adquira habilidades intelectuais que será de grande valia tanto para o seu desenvolvimento pessoal, quanto para as atividades que vier a exercer. E baseando-se nessa importância do ensino de ciências, e através da teoria Construtivista de Jean Piaget, onde cada individuo constrói seu próprio conhecimento, e o processo cognitivo é feito através da aprendizagem e desenvolvimento.

E é onde o plano de ensino dos seres vivos ,enfatizando os fungos, será desenvolvido. De acordo com Jean Piaget, dos sete aos 12 anos é o período em que o individuo consolida a construção das operações simples e

Relacionados

  • professor
    66160 palavras | 265 páginas
  • Projeto Pedagogico
    90379 palavras | 362 páginas