A metapoliza o

1470 palavras 6 páginas
Capitulo 3 marca a terceira revolução urbana moderna e no quarto os princípios do novo urbanismo. Neourbanismo ligado a emergência de novas atitudes frente ao futuro.
A cidades mudam de escala e de forma: Metapoles: quando as cidades de muda de escala e forma, ou seja varias conturbações, extensa e descontinuas, as metapoles ensejam grande deslocamento de pessoas, bens, capitais e informações. Exigem novas tecnologias de transporte, de comunicação e difusão de informações TICs

A transformação do sistema de mobilidade urbana: O presencial, os contatos diretos continuam sendo meios de comunicação privilegiados, a acessibilidade física e a possibilidade de encontro são mais do que nunca as principais riquezas das zonas urbanas. Exemplo disso é a rápida valorização imobiliária que ocorre próximo às infraestruturas de transporte, assim como a concentração espacial das atividades corporativas, do comercio e das atividades de lazer.

A recomposição social das cidades(individualização espeço tempo): A sirene da fabrica, o sino da igreja, o sinal da escola já não marcam o ritmo da vida urbana e o serviço de transito se revela cada vez mais incapaz de prever as horas ou os dias de congestionamento. A flexibilidade torna-se uma noção chave dentro e fora do trabalho, pois permite a adaptação a um contexto mais variado e de circunstancia menos previsíveis. Ex: conseguimos resolver problemas pelo uso do celular sem precisar deslocar de um lado da cidade para outro, se livrando de um congestionamento.

Tipos de serviços públicos(interesses individuais, coletivos): Individualização dos indivíduos, já não tem a sensação de compartilhar com outro. Os novos serviços públicos são exigência da crise na concepção e funcionamento dos equipamentos e dos serviços públicos nos últimos tempo e que devem ser reequacionados. Para isso e necessária a refundação da arquitetura institucional territorial e uma renovação das modalidades e funcionamento da democracia. Isso se volta a emergência

Relacionados