A metamorfose cultural do administrador de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO CATOLICA DE SANTA CATARINA
CURSO: ADM. EM GESTÃO EMPRESARIAL – 5ª FASE
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
PROFESSOR: REINALDO SOUZA RAMOS
ACADEMICA: ***

AMETAMORFOSE CULTURAL DO ADMINISTRADOR DE RH


1. O que diferencia as fases legalista e tecnicista em RH?

Na fase legalista, por volta da década de 30, foi quando se exigiu um cargo, alguémpara administrar as funções de pessoal. Tudo se voltava às práticas legais, sendo assim o cargo de preferência era exercido por um advogado. Já na fase tecnicista surgiu o verdadeiro administrador depessoal, foi quando começaram a observar e admitir profissionais mais capacitados a exercer funções nas quais tinham uma visão mais humanista, como para o cargo de Gerente de Relações Industriais. Osaspectos legais então passaram a ser mais uma preocupação e não a principal.

2. Diz – se que as organizações retomaram o viés humanista. Como você explica essa alternativa? E qual a sua base defundamentação?


As organizações estão indo em busca de funcionários /colaborados que vestem a camisa da empresa, e para isso estão questionando eles. As empresas estão interessadas em saber quala satisfação que os funcionários têm em trabalhar ali. Com pesquisas e avaliações estão tendo esse feedback. Hoje é necessário trabalhar as pessoas, pois o mercado está aberto com váriasoportunidades lá fora, se seu funcionário não se satisfaz na sua empresa vai procurar uma que o faça.

Após 1985, os administradores definitivamente assumiram seus papéis nas organizações, porem neste novoconceito de ARH os administradores, tinham que voltar atenções não apenas para a organização de maneira macro, mas olhar os detalhes, as pessoas e o capital que elas representavam dentro daorganização, quais as suas funções, atribuições, suas qualidades, por isto diz-se que a ARH voltou ao caminho humanista. Tais mudanças podem ser observadas nas grades curriculares dos cursos de ADM. RH das...
tracking img