A meta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O livro “A Meta” trata das dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar sua empresa, com o objetivo de evitar a falência.
Como tem um tempo limitado para melhorar o desempenho da fábrica, o gerente não mede esforços em encontrar e descobrir procedimentos, para tornar competitiva a fábrica sob sua responsabilidade. Vem então a evolução do processo deraciocínio da teoria das restrições, que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, atingindo, assim, a meta, que corresponde ao propósito global da organização.

O gerente da fábrica UniCo, Alex Rogo, trabalhava sob pressão, sua unidade estava indo mal. Bill Peach vice-presidente da divisão, estava lhe cobrando a entrega de um pedido atrasado, para atender oreferido pedido não mediu esforços, ultrapassou limites e normas internas, agregando altos custos extras, estava nervoso e aborrecido, nada funcionava, a vida conjugal também ia mal porque Alex não tinha tempo para a família.
Vem a tona todo um pensamento da nomeação ao cargo, a vida como trabalhador, o esforço, a análise da mudança, a insatisfação no despenho do cargo.
Enfim, veio acomunicação da reunião e a notícia de melhoramentos na produtividade em todos os locais para evitar a falência.
A chave era enfocar as restrições (gargalos) – fortalecer os elos fracos da corrente melhorando assim o fluxo de resultados e aumentando o lucro.
Alex Rogo é estimulado por um mentor, Jonah, a conseguir tirar sua fábrica do sufoco, descobre que para salvar sua empresa tem que ganhar dinheiro. Essaera a meta.
A meta da empresa com fins lucrativos deve ser a de “ganhar dinheiro” tanto no presente como no futuro.
O enfoque principal é a maximização do resultado da empresa, criando mecanismos para avaliar como as decisões de produção afetam o lucro. Nem sempre o lucro é diretamente proporcional à eficiência.
“A produtividade é o ato de fazer uma empresa ficar mais próxima de sua meta”(Goldratt, 1997, p.37)

“A meta é reduzir a despesa operacional e o inventário aumentando simultaneamente o ganho" (Goldratt, 1997, p.99).
“Ganho é o índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas”
“Inventário é todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender”.
“Despesa Operacional é todo o dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar oinventário em ganho”.
Sempre com auxilio do mentor Jonah, Alex e sua equipe vão descobrindo prioridades e ampliando conhecimentos para vencer os obstáculos que não permitem a empresa gerar lucro. No decorrer do processo verificaram que o fato de dar aos robôs mais coisas para produzir aumentou sua eficiência, mas, desde então, estavam terminando cada mês com excesso dessas peças.
Perceberam que estavamtransformando o tempo ocioso em tempo de processo aumentando as pilhas de inventário e a despesa operacional.
“Existe uma prova matemática que mostra claramente que, quanto a capacidade é diminuída exatamente até a demanda do mercado, o ganho cai e o inventário aumenta até o teto.” (Goldratt, 1997, p.99)

“A grande jogada ocorre quando os eventos dependentes estão combinados com outro fenômenochamado flutuações estatísticas”. (Goldratt, 1997, p.116).

Identificar as restrições do sistema e aprender como administrar a fabrica de acordo com suas restrições era o objetivo.

“Seus gargalos não estão mantendo um fluxo suficiente para satisfazer a demanda e ganhar dinheiro” (Goldratt, 1997, p.173).
A teoria da fila.
“Ron estava determinado o ritmo. Toda vez que alguém andava maisdevagar do que Ron, a fila ficava maior. Se um dos garotos desse um passo com um centímetro a menos do que Ron o comprimento da fila inteira poderia ser afetado”. (Goldratt, 1997, p.116).
Mas, o que aconteceria quando alguém andava mais rápido do que Ron? Os passos mais longos ou mais rápidos não deveriam compensar os outros? As diferenças não fazem as médias?
NÃO. A capacidade de ir mais...
tracking img