A mesopotamia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Mesopotâmia, hoje Iraque, é atualmente como sempre foi uma região de grande importância histórica para o mundo e palco de acontecimentos da cultura religiosa e mitos da civilização. Sua históriacontempla curiosidades que fazem dessa região uma das mais ricas do planeta. O local atualmente vive conflitos difíceis de serem levados a cabo, mas curiosamente foi na Mesopotâmia, hoje territóriogeográfico do Iraque que Deus criou os pais da humanidade, pois segundo a Bíblia a região entre os rios Eufrates e Tigre foi a primeira a ser habitada pelo homem. Foi da Mesopotâmia que os filhos de Adãopartiram para povoar a terra; a Arca de Noé foi construída e também a Torre de Babel, hoje é o Iraque (coincidência?). A Babilônia foi a responsável pela destruição da cidade santa de Jerusalém.
AMesopotâmia foi o berço de diferentes civilizações ao longo de toda a história da antiguidade, quando acádios, assírios e sumérios povoavam a região nos períodos de vazante, quando foram travadasguerras e houve uma troca de valores e costumes muito intensa entre esses povos. Na Mesopotâmia foram construídas importantes cidades, com o que poderíamos chamar hoje, de um avanço tecnologico para aépoca, com autonomia de religião e política, desenvolveram técnicas de agricultura, códigos jurídicos avançados e amplos, conhecimentos matemáticos, escolas, uma rede de comércio importante e muitas táticasde guerra.
Na Mesopotânia que por volta de 1.900 a.C. teve origem o império da Babilônia, tão rico quanto avançado em sua cultura, e sua legislação, sendo desta data o primeiro código de leis deimportancia política que se tem notícias, contendo 280 artigos que tratam de diversos assuntos e estabelecem critérios e penas de acordo com os costumes e valores da época, um deles é a hierarquia eprestígio social. Podemos ver que bem pouca coisa mudou até os dias de hoje….Cerca de 600 anos depois foi a derrocada do Império babilônico, e os assírios passam a dominar, depois é a vez dos caldeus e...
tracking img