A mercadoria capitulo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP
CURSO DE PEDAGOGIA – VESPERTINO
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO


A MERCADORIA

MARX, Karl. “A Mercadoria” (Cap.1, Livro I, Vol. I) In O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980, p.41-93.

A mercadoria é o objeto que satisfaz as necessidades humanas, que necessita de uma quantidade de trabalho empregado para obter suaqualidade útil e que deve ser destinada à troca.
O valor-de-uso constitui o conteúdo material da riqueza e o valor-de-troca revela-se na relação quantitativa entre valores-de-uso de espécies diferentes, na proporção em que se trocam.
Uma mercadoria é produto do trabalho concreto – caráter útil dos produtos do trabalho – e abstrato – dispêndio de força de trabalho humano. Portanto, a quantidade detrabalho determina a grandeza do valor de uma mercadoria, e essa quantidade é medida pelo tempo de sua duração. Mas deve-se considerar o trabalho humano homogêneo – tempo de trabalho em média necessário ou socialmente necessário para a produção de uma mercadoria. O tempo de trabalho socialmente necessário é o tempo de trabalho requerido para produzir-se um valor-de-uso qualquer, nas condições deprodução socialmente normais, existentes, e com o grau social médio de destreza e intensidade do trabalho.
Quanto maior a produtividade (força produtiva) do trabalho, tanto menor o tempo de trabalho requerido para produzir uma mercadoria, quanto menor a quantidade de trabalho que nela se cristaliza, tanto menor seu valor. Portanto, a grandeza do valor de uma mercadoria varia na razão direta daquantidade, e na inversa da produtividade, do trabalho que nela se aplica.
O trabalho possui duplo caráter: quando se expressa como valor, não possui mais as mesmas características que lhe pertencem como gerador de valores-de-uso. Denomina-se trabalho útil aquele cuja utilidade se patenteia no valor-de-uso do seu produto ou cujo produto é um valor-de-uso. A classificação dos trabalhos úteisdiversos se dá pela divisão social do trabalho. Trabalho humano mede-se pelo dispêndio da força de trabalho simples, a qual, em média, todo homem comum, sem educação especial, possui em seu organismo. O trabalho simples médio muda de caráter com os países e estágios de civilização, mas é dado numa determinada sociedade. Trabalho complexo ou qualificado vale como trabalho simples potenciado ou, antes,multiplicado, de modo que uma quantidade dada de trabalho qualificado é igual a uma quantidade maior de trabalho simples.
A relação de valor entre duas mercadorias é a expressão de valor mais simples de uma mercadoria – x da mercadoria A vale y da mercadoria B. O valor da primeira mercadoria se encontra sob a forma relativa do valor, já a segunda mercadoria se acha sob a forma de equivalente –fornece o material para a expressão do valor da outra mercadoria. A condição de valor de uma se revela na própria relação que estabelece com a outra. Essa relação considera uma equiparação não só qualitativa, mas também em termos quantitativos.
O corpo da mercadoria que serve de equivalente passa sempre por encarnação de trabalho humano abstrato e é sempre o produto de um trabalho útil concreto.Esse trabalho concreto torna-se, portanto, expressão de trabalho humano abstrato. O valor-de-uso torna-se a forma de manifestação do seu contrário, o valor. O trabalho privado torna-se a forma do seu contrário, trabalho em forma diretamente social.
A forma simples do valor de uma mercadoria se contém em sua relação de valor ou de troca com outra mercadoria diferente. Sendo, por conseguinte, a formaelementar de manifestar-se a oposição nela existente, entre valor-de-uso e valor.
A forma extensiva do valor evidencia que não é a troca que regula a magnitude do valor da mercadoria, mas, ao contrário, é a magnitude do valor da mercadoria que regula as relações de troca. A forma natural de cada uma dessas mercadorias é uma forma de equivalente particular junto a muitas outras. Falta unidade de...
tracking img