A mentalidade medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A mentalidade medieval
Ao estudarmos em detalhe alguns dos aspectos da vida cotidiana medieval, parece-nos conveniente chamar a atenção do leitor para alguns dos traços mais característicos do que poderíamos chamar “mentalidade medieval”.
Sobre alguns aspectos da vida medieval, particularmente nos séculos XIII e XIV, chamamos a atenção para a vitalidade, o equilíbrio e a magnífica civilizaçãoque caracterizam essa época, civilização essa encarnada em obras-primas e que produziu grandes homens de rara qualidade humana, que venerava como seus modelos: um São Luís; um São Francisco de Assis... O que poderíamos apontar como o primeiro traço característico da mentalidade medieval: a impregnação religiosa que não está necessariamente associada ao clericalismo e dá à alma uma singularliberdade em face de um mundo transitório que lhe compete dominar.
Sobre a religiosidade medieval é característico da religiosidade medieval que seus ideais espirituais encontraram expressão em um organismo sociológico definido. A vida espiritual não era uma aspiração vaga nem uma idéia abstrata. Era uma vida no pleno sentido da palavra, um modelo organizado de conduta, personificada em distintas formasinstitucionais e possuidora de uma existência econômica autônoma que a tornava, ao menos potencialmente, independente do mutável ambiente social que a rodeava.
Estudando especialmente a mentalidade medieval, apresentamos o senso prático como um de seus traços mais característicos: nossos antepassados medievais parecem não ter tido outro critério senão o da utilidade. Na arquitetura, na arte, noquadro da vida cotidiana, não propiciam lugar ao ornamento, ignoram a arte pela arte. Se uma goteira se transforma para eles em gárgula, é porque sua imaginação intensa permanece sem cessar desperta e aproveita tudo o que os sentidos lhe revelam, mas não teriam tido a idéia de esculpir gárgulas que não desempenhassem o papel de goteiras, como não teriam sonhado em desenhar jardins unicamente para oprazer dos olhos. Seu senso estético permite-lhes fazer surgir por toda a parte a beleza mas para eles a beleza não dispensa a utilidade. Há, pois na mentalidade medieval um espírito positivo, realista.
O amor à poesia é outra nota característica da mentalidade medieval. A poesia para as pessoas da Idade Média era uma forma natural de expressão, fazendo parte da vida da mesma forma que asnecessidades materiais, ou, mais exatamente, que as faculdades próprias do homem como o pensamento e a linguagem. E aqui se revela ainda o já citado senso prático. O poeta não é para eles um anormal: é, ao contrário, um homem completo, mais completo que aquele incapaz da criação artística ou poética.
A atividade dos jongleurs ilustra bem o valor prático da poesia quando se envolvem em tudo que excita,no momento, as paixões da multidão: cantam ou recitam lamentações fúnebres, poemas apologéticos ou verdadeiros panfletos. Em Paris os jongleurs trabalham a opinião pública quer em proveito de um homem, de uma causa, de uma idéia e, às vezes, contra homens ou contra idéias. Lembremos, a título de exemplo, a atuação do famoso jongleur Rutebeuf que durante vários anos usou de seu talento paraescrever poemas que tinham por fim lembrar aos cristãos seus deveres para com a terra santa, o heroísmo dos que haviam tombado na guerra santa, o amor e o devotamento ao sacrifício pela causa sagrada. Rutebeuf (século XIII) convida o povo a condenar o egoísmo dos cavaleiros que só pensam nos seus próprios interesses e a apoiar os ideais do rei e da Igreja.
A prudência, eis outra nota marcante damentalidade medieval, que também não deixa de manifestar o senso prático do povo do medievo. O homem, na Idade Média, usa de tudo com medida: possui uma espécie de desconfiança inata de suas próprias forças que coexiste curiosamente com o élan e a audácia das grandes empresas a que a época assistiu.
A prudência medieval explica o grande respeito pela tradição, pelo costume. Tudo o que está consagrado...
tracking img