A mentalidade enxuta – mapeamento de fluxo de valor nos serviços de pós venda de uma concessionaria automotiva.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A MENTALIDADE ENXUTA – MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR NOS SERVIÇOS DE PÓS VENDA DE UMA CONCESSIONARIA AUTOMOTIVA.
PAULO CARPEGIANE DE SOUSA BATISTA


O presente artigo mostra como o método de Mapeamento de Fluxo de Valor torna-se útil analise de desperdícios na prestação de serviços Pós-Venda em uma concessionária automotiva de Fortaleza. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisabibliográfica em livros, monografias aliada a um estudo de caso realizado na empresa em analise. Inicialmente foi realizado um estudos dos conceitos referente a gestão de processos, princípios da cultura LEAN e da ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor. Em seguida a um estudo de caso, com aplicação da Ferramenta MFV no serviço de pós-venda de uma concessionária automotiva, analisando por fimos resultados obtidos no estudo de caso. Constatou-se que o método de Mapeamento de Fluxo de Valor aliada aos princípios da cultura LEAN é uma ferramenta eficiente para identificação de desperdícios neste tipo de serviço.


Palavras-chave: Mapeamento de Fluxo de Valor. LEAN. Concessionária automotiva.




This article shows how the method of Value Stream Mapping is useful in theanalysis of waste services after sales at a dealership automotive Fortaleza. The study was conducted through a literature search in books, monographs together with a case study conducted in the company being analyzed. Initially we carried out a study of concepts related to process management, principles of LEAN culture and tool Value Stream Mapping. Then a case study, applying the tool in MFVafter-sales service of automotive dealership, and finally analyzing the results obtained in the case study. It was found that the method of Value Stream Mapping allied to the principles of LEAN culture is an efficient tool for identification of waste in this type of service.


Keywords: Value Stream Mapping. LEAN. Automotive dealership.






















1 INTRODUÇÃOAtualmente, com globalização da economia e a maior exigência dos clientes quanto à qualidade e ao tempo de entrega dos produtos ou serviços, torna-se cada vez maior a competitividade entre as empresas, fazendo com que a sobrevivência de organizações no mercado seja cada vez mais difícil.


O aumento dessa competitividade tem levado muitas empresas a redefinir seus sistemasde produção com a intenção de manter ou, até mesmo, aumentar suas fatias de mercado. A redução de custos, sem perda na qualidade dos produtos ou serviços, é um fator crucial para obtenção do sucesso no mercado. Um meio de as empresas conseguirem a redução de seus custos de produção é reduzindo as atividades que absorvem recursos desnecessários e não geram valor, ou seja, fazer a empresa trabalharcom uma Produção Enxuta. Foi neste contexto que nasceu o sistema de produção enxuta, desenvolvido pela primeira vez na indústria automobilística, cujo lema era produzir mais com menos e, ao mesmo tempo, elevar a competitividade de seus automóveis.


A Toyota foi a primeira empresa a implantar o sistema de produção enxuta em suas unidades industriais. Conhecido como Sistema Lean deprodução, logo passou a ser utilizado também por outros segmentos empresarias, com objetivo de dar maior dinâmica ao sistema produtivo, seja no oferecimento de um produto manufaturado ou de qualquer outro serviço prestado ao cliente.


O presente trabalho teve como objetivo identificar as causas dos desperdícios existentes no processo de prestação de serviço de Pós Venda em umaconcessionária de automóveis em Fortaleza-CE, através da aplicação do método de Mapeamento do Fluxo de Valor, enumerando as principais ações necessárias para melhorar o processo.


A experiência de levar o carro em uma concessionária não é das melhores que temos na vida. Em primeiro lugar, quando levamos nosso carro até uma concessionária, é porque provavelmente ele apresentou algum problema; em...
tracking img