A mentalidade do homem medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MENTALIDADE DO HOMEM MEDIEVAL E DO HOMEM ATUAL
[pic][pic]
Thiago Barcellos Bastos
Prof. Orientador: João da Silva Lopes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em História (HID 0036) – História Medieval
06/12/11

Resumo

AO LONGO DA APRESENTAÇÃO SERÃO ABORDADOS DIVERSOS TEMAS QUE PODERÃO ESCLARECER E CONTEXTUALIZAR A MENTALIDADE, A SENSIBILIDADE E AATITUDE DOS HOMENS MEDIEVAIS EM RELAÇÃO AOS HOMENS DA ATUALIDADE. ASPECTOS DA VIDA COTIDIANA COM TRAÇOS CARACTERÍSTICOS E DE GRANDE REPRESENTATIVIDADE PERANTE A SOCIEDADE COMO: A RELIGIOSIDADE, A ESPIRITUALIDADE, A CRENÇA, A PAIXÃO PELA ARTE, PELA ARQUITETURA E PELA FILOSOFIA, O AMOR A POESIA E A VALORIZAÇÃO DOS POETAS, CONCEPÇÕES INFANTIS, A POSIÇÃO DA MULHER, O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, ANOÇÃO DE LIBERDADE, A ESTRUTURA POLÍTICA, O SENSO DE HUMOR E O AMOR A TERRA NATAL E A FAMÍLIA, SÃO OS PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM PROBLEMATIZADOS. SERÁ UMA VIAGEM A DUAS SURPREENDENTES ÉPOCAS QUE FICARAM MARCADAS EM NOSSA SOCIEDADE PELOS SEUS ASPECTOS ORA CONTRADITÓRIOS ORA SIMILARES.

Palavras-chave: Mentalidade. Homem Medieval. Homem Atual.

introdução

A mentalidade, sensibilidade eatitude do homem medieval tinham, com toda a certeza, um único sentimento motor, a insegurança. Insegurança que se refletia tanto sobre o campo moral, quanto no material. A insegurança material se dava através da dificuldade de conseguir se manter, alimentar, aquecer, etc..., porém a insegurança moral se dava pelos dogmas pessimistas que eram colocados pela Igreja. A insegurança na vida futura era tãogrande que um pregador franciscano, Berthold Regensburg, disse que a chance de um homem entrar no reino de “Deus” é de 1 em 100.000. E nesse clima de instabilidade as mentalidades, sensibilidades e atitudes da Idade Média estavam sempre sendo movidas pela necessidade de segurança.

Sobre alguns aspectos da vida medieval, particularmente nos séculos XIII e XIV, chamamos a atenção para avitalidade, o equilíbrio e a magnífica civilização que caracterizam essa época. Podemos apontar como o primeiro traço característico da mentalidade medieval: a impregnação religiosa que não está necessariamente associada ao “clericalismo” e dá à alma uma singular liberdade em face de um mundo transitório que lhe compete dominar.

Outro aspecto de grande relevância na mentalidade medieval é osenso prático, traço marcante de uma sociedade com espírito positivo e realista. Na arquitetura, na arte, no quadro da vida cotidiana, não propiciam lugar ao ornamento, ignoram a arte pela arte.

O amor à poesia, a prudência, a noção de liberdade individual, o senso de humor (prazer de rir e fazer rir), o amor a terra natal e a família são outros pontos marcantes dessa sociedade.O historiador francês Jacques Le Goff, especialista em Idade Média, enfatiza de forma brilhante alguns aspectos desse período tão marcante da História, traçando paralelos aos tempos modernos:

O estudo da Idade Média tem suscitado sempre, em minha vida pessoal, “efeitos paralelos”. Frequentemente, depois de ter abordado tal ou qual tema da história ou da cultura medievaisencarei de modo diferente as questões de hoje: questões graves, como as da guerra ou da violência; questões aparentemente superficiais, como a cozinha. Ainda que eu nunca tenha encarado a cozinha de modo superficial. A Idade Média certamente não me trouxe soluções para o tempo presente. Em compensação, ela trabalhou em mim tanto quanto eu trabalhei nela – e trabalhou em mim como homem miliante tanto noséculo XX como agora no XXI (Le Goff, 2003, p. 19)

Já o homem atual enxerga o mundo sob uma perspectiva fragmentada, pois já superou o discurso positivista da verdade. Vive dentro de múltiplas identidades, pluralizado, sempre sendo chamado a refletir sobre diversos temas, nunca com uma resposta clara e uma realidade cada vez mais complexa e cheia de variáveis. Um homem que convive...
tracking img