A. memorial sucinto da empresa escolhida, seja fictícia, seja empresa real;

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HYPERLINK "../../feeds.htm"HYPERLINK "../../feeds.htm" |

Modelo de Análise SWOT de Riscos utilizando Mapas Mentais |
Artigo cedido na parceria com o site: HYPERLINK "http://www.infox25.com.br/informativo"HYPERLINK "http://www.infox25.com.br/informativo"
Peter Berndt de Souza Mello, PMP é diretor da X25 Informática, empresa de consultoria e treinamentos em Brasília. Tem experiênciainternacional na condução de projetos on-site e com equipes virtuais e na definição de processos de gestão e engenharia, com modelos baseados no PMBO, ISO, CMM, e RUP. Ele é o autor do InteliFrame, inicialmente criado para apoiar a leitura dos processos do PMBOK 2000 conforme desenho criado por Ricardo Vargas. Em decorrencia de parcerias firmadas com alguns outros desenvolvedores, hoje o aplicativojá é utilizado na definição e publicação de diferentes modelos de processos ou metodologias, além de interagir com o InteliMap, MinuteMan e Mirax Project.
Em muitos casos, simplicidade é a alma do negócio. Por esta razão, tenho que confessar que estou viciado no uso de Mapas Mentais e a cada instante consigo produzir mais e mais em uma reunião com o cliente, com minhas equipes de projetos oucom meus alunos através do uso desta ferramenta.
Para montar uma Análise SWOT de Riscos (Identificação de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades), normalmente usamos uma simples planilha dividida em quatro grande áreas:
(S) Strengths (Pontos Fortes, de origem interna)
(W) Weaknesses (Pontos Fracos, de origem interna)
(O) Opportunities (Oportunidades externas)
(T)Threats (Ameaças externas)
A análise SWOT pode servir para se avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma equipe, etc. Para cada um destes itens, fazemos perguntas similares a:
Pontos Fortes:
O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem?
Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem?Pontos Fracos:
No que você pode melhorar?
Onde você tem menos recursos que os outros?
O que outros acham que são suas fraquezas?
Ameaças:
Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ?
O que seu concorrente anda fazendo?
Oportunidades:
Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
Que tendências e "modas" você podeaproveitar em seu favor?
Modelo Básico em um Mapa Mental
Embora uma planilha dividida em quatro áreas possa ser suficiente, o uso dos mapas mentais permite se criar elementos identificados em qualquer área da análise que são progressivamente detalhados como em uma estrutura analítica de projetos. Para cada elemento, podemos rapidamente atribuir responsáveis, prazos, metas, soluções e links paradocumentos relacionados.
Desta forma, os mapas mentais nos permitem começar com a simplicidade que precisamos para colocar as pessoas "participando do trabalho" e no instante seguinte já nos permitem evoluir para um detalhamento mais sofisticado de nossa análise.
Exercício prático
Em um exercício rápido com alguns alunos dos cursos de Gerenciamento Prático de Projetos, nós fizemos uma análise SWOTpara dois casos: A adoção do PMBOK em uma empresa e uma outra sobre o uso de Mapas Mentais em uma organização.
Para abrir os mapas abaixo é necessária a instalação do InteliMap. Embora o Intelimap em seu modo "free" não permita exportar os mapas para outras ferramentas, ele já é suficiente para conduzir reuniões com equipes de trabalho para a criação de análises SWOT.

terça-feira, 30 de junho de2009

Análise SWOT.
HYPERLINK "http://1.bp.blogspot.com/_CMlPmeRbUSA/SMCpAu7Yg1I/AAAAAAAALLk/MvZj9qirbIo/s400/300px-SWOT_pt_svg.png"HYPERLINK "http://1.bp.blogspot.com/_CMlPmeRbUSA/SMCpAu7Yg1I/AAAAAAAALLk/MvZj9qirbIo/s400/300px-SWOT_pt_svg.png"
HYPERLINK "http://1.bp.blogspot.com/_CMlPmeRbUSA/SMCpAu7Yg1I/AAAAAAAALLk/MvZj9qirbIo/s400/300px-SWOT_pt_svg.png"
A Análise SWOT é uma ferramenta...
tracking img