A megera domada resumo expandido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MEGERA DOMADA
William Shakespeare

PERSONAGENS

Batista Minola: Pai de Bianca e Catharina. Era um cavalheiro respeitável que possuía vários criados, uma bela casa e uma boa fortuna. Amava muito suas filhas. Dizia que a filha mais nova só se casaria quando a mais nova se casasse.
Catarina: Uma verdadeira megera, bruta, brigona, insolente a filha mais velha de Batista. Não tinha nenhumpretendente até a chegada de Petrúquio.
Bianca: Um tesouro pra seu pai, era cheia de pretendentes, extremamente bonita, educada, estudiosa. Era a filha mais nova de Batista.
Petrúquio: Velho amigo de Verona de Hortênsio, seu pai tinha acabado de morrer e ele viajava sem destino em busca de um bom casamento e uma boa fortuna, então aceitou casar – se com Catharina por causa de seu dinheiro.
Grúmio:Criado de Petrúquio. Era amigo e fiel.
Lucêncio: Tinha acabado de chegar a Pádua, com intenção de estudar na universidade. Seu pai era um rico mercador de Pisa. Logo que viu Bianca se apaixonou. Para se aproximar de sua amada se passou por um professor de poesia.
Trânio: Criado de Lucêncio, que ao longo da história se passa pelo seu patrão para ajudá-lo a se casar com Bianca.
Biondello: Outrocriado de Lucêncio. Ele é muito atrapalhado.
Grêmio e Hortênsio: pretendentes de Bianca.
Curtis
Um professor, preparado para fazer o papel de Vicêncio.
Viúva
Alfaiate, logista e criados a serviço de Batista e de Petrúquio







RESUMO EM CAPÍTULOS

Capítulo I: O tesouro e a megera
Batista Minola passeava numa praça de Pádua com suas duas filhas, Bianca que é a mais nova e o tesourode seu pai e Catarina uma verdadeira megera. Com eles também estavam Grêmio e Hortênsio, pretendentes de Bianca. Os dois conversavam com o pai de Bianca sobre quem se casaria com ela, mas Batista sempre dizia que a mais nova só se casaria quando a mais velha, Catarina, se casasse. Foi ai que Grêmio e Hortênsio tiveram uma ideia, arranjariam um marido para Catarina, nem que fosse só por causa dedinheiro. Em quanto isso Batista procurava professores para Bianca.

Capítulo II: Amor à primeira vista
Na mesma praça estava Lucêncio e Trânio. Lucêcio tinha chegado a Pádua com a intenção de estudar na universidade, mas acabou se apaixonando por Bianca e teve a ideia de se passar por um professor de poesia pra se aproximar de sua amada e Trânio então passaria a ser Lucêncio.

Cap. III: Achegada de Petrúquio
No dia seguinte chegou de Verona um velho amigo de Hortênsio, Petrúquio e seu empregado Grúmio. Seu pai havia falecido e ele viajava sem rumo a procura de uma boa fortuna. Hortênsio sugeriu que conhecesse Catariana que apesar de ser durona era bastante rica.

Cap. IV: O casamento e seus (des)amores
Petrúquio apareceu disposto a conquistar Catarina a Megera, mesmo sem sentirnada por ela pensando apenas no dinheiro. E se comprometeu com o pai dela há domar Catharina. E o dote de Bianca era negociado com seu pai , grêmio e Lucêncio disputavam para mostrar maior dote.

Cap. V: A Megera domada
Petrúquio seguia o combinado tentando conquistar Catarina quando ela era ignorante ele se fazia de desentendido e nem ligava.


O AUTOR

William Shakespeare, de origeminglesa, é considerado um dos mais importantes escritores de todos os tempos. Dramaturgo e poeta produziu inúmeros textos e peças que são lembrados até os dias de hoje. Nasceu no dia 23 de abril de 1564, em Stratford-Avon. Desde pequeno, o mesmo mostrou enorme interesse pela literatura e pela escrita. Com pouco mais de 18 anos de idade começou a escrever a sua primeira peça, de nome ’’Comédia dosErros’’. Os textos de Shakespeare são famosos, pois tratam de temas comuns como: amor, sentimentos, relacionamentos envolvendo obstáculos, questões sociais entre outros. Entre suas obras destacam-se tragédias como: ’’Romeo e Julieta’’, ’’O Rei Lear e Otelo’’ e comédias como: ’’A Megera Domada’’ e ’’O Mercador de Veneza’’. William escreveu a sua ultima peça chamada ’’A Tempestade’’, entre 1610 e...
tracking img