A matriz africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCUMENTÁRIO - MATRIZ AFRO – O POVO BRASILEIRO

A África chamado continente negro, era uma região que abrigava sociedades, línguas e culturas diferentes.
No Sec.XVIII, os negros foram trazidospara o Brasil como força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, a partir desse período começou o processo de constituição do povo brasileiro com a mistura de etnias indígenas, européias eafricanas.
Segundo o documentário os negros trazidos para o Brasil pertenciam a dois grandes grupos culturais os Bantos e os Nagôs.
Os povos Bantos eram organizados socialmente dominavam o artesanato, apecuária, a metalúrgica e a agricultura. Bem antes da chegada dos europeus na África os Bantos já se organizavam em estados, conheciam o comercio, a moeda e a escravidão. Atualmente a cultura brasileiraesta impregnada de elementos da cultura negra. Os bantos acreditavam em dois mundos um visual (elementos naturais) e um invisível (espiritual).
Dentro do processo religioso tanto na África quanto noBrasil os negros faziam referências a deuses metalúrgicos, os mais velhos e que possuíam o poder da sabedoria e o poder religioso, assim como nas etnias indígenas. A ética negra africana seapresentava de forma antropocêntrica e vital.
No reino do Congo, havia uma divisão de classe que era a aristocracia onde o rei possuía o poder sobrenatural (nas grandes manifestações o rei se entregava a umadança reservada), havia também os homens livres e os escravos.
A África era um continente de escravos e de senhores de escravos. Na aristocracia do Congo o rei empregava escravos no cultivo doscampos, escravos eram comprados e vendidos, eram usados como soldados , como lavradores, serviam de moeda para transações comerciais. Assim ao se dar o encontro de negros com europeus, ambos já sabiam oque era a escravidão.
Outro grupo étnico de grande importância dentro do desenvolvimento da cultura brasileira foram os Nagôs que deram a definição única da fisionomia biológica e cultural das...
tracking img