A maternidade divina de maria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MATERNIDADE DIVINA DE MARIA






A palavra maternidade (condição de mãe) e divina (proveniente de Deus), nos levam a uma única pessoa: Maria. Se Deus quis nascer por seu Filho Jesus Cristo pela ação do Espírito Santo, é óbvio que escolheria para Si uma mãe digna de sua divindade. Por isso criou Maria sem pecado como Ele assim é. Nela Deus pôs os dons e virtudes a fim de prepararsua morada em seu ventre virginal.

O verbo de Deus se fez homem, com o consentimento dela (Lc 1, 38).

O Pai pediu sua anuência; o Filho habitou se seio; o Espirito Santo a cobriu com sua sombra. (Lc 1, 35) (Isto também se confirma em Mt 1, 16 – na genealogia de Jesus).

A contemplação do mistério do nascimento do Salvador tem levado o povo cristão não só a dirigir-se à Virgem Santacomo à Mãe de Jesus, mas também a reconhecê-la como Mãe de Deus. Essa verdade foi aprofundada e compreendida como pertencente ao patrimônio da fé da Igreja, já desde os primeiros séculos da era cristã, até ser solenemente proclamada pelo Concílio de Éfeso no ano 431.

Theotokos é o título grego de Maria, mãe de Jesus, usado especialmente na Igreja Ortodoxa e Igrejas Orientais Católicas.Sua tradução literal para o português é: “portadora de Deus” e “aquela que da à luz a Deus”. Maria é a Theotokos porque seu filho Jesus é simultaneamente Deus e homem, divino e humano; Theotokos, portanto, refere-se à Encarnação, quando Deus assumiu a natureza humana em Jesus Cristo, sendo isto possível graças à cooperação de Maria.

Ao confessar que Maria é “Mãe de Deus”, a Igreja professacom uma única expressão a sua fé acerca do Filho e da Mãe e com a definição da maternidade divina de Maria, os Padres da Igreja evidenciaram a sua fé na divindade de Jesus Cristo. A expressão “Mãe de Deus” remete ao Verbo de Deus que, na Encarnação, assumiu a humildade da condição humana, para elevar o homem à filiação divina (cf. Gl 4,4-6).

Para entendermos melhor a maternidade divina deMaria, sigamos o seguinte raciocínio: Deus em Si mesmo não nasce porque Deus é e sempre será; enquanto assumindo a natureza humana em Seu Filho Jesus no seio da Virgem Mãe, Deus nasce e cresce em estatura, sabedoria e graça... (Cf. Lc 2,52).

Na sagrada tradição da Igreja, os Apóstolos de cristo já se manifestavam com relação à maternidade divina de Maria.

Vejamos o que diz o ApóstoloSanto André: "Maria é Mãe de Deus, resplandecente de tanta pureza, e radiante de tanta beleza, que, abaixo de Deus, é impossível imaginar maior, na terra ou no céu". (Sto Andreas Apost. in trasitu B. V., apud Amad.).

Veja agora o testemunho de São João Apóstolo: "Maria, é verdadeiramente Mãe de Deus, pois concebeu e gerou um verdadeiro Deus, deu a luz, não um simples homem como as outrasmães, mas Deus unido a carne humana." (S. João Apost. Ibid) e São Tiago: "Maria é Santíssima, a Imaculada, a gloriosíssima Mãe de Deus" (S. Jac. in Liturgia).

Vejamos os Padres da Igreja: São Dionísio Areopagita: "Maria é feita Mãe de Deus, para a salvação dos infelizes." (S. Dion. in revel. S. Brigit.); Orígenes escreveu: "Maria é Mãe de Deus, unigênito do Rei e criador de tudo o queexiste" (Orig. Hom I, in divers. - Sec. II ) e Santo Atanásio diz: "Maria é Mãe de Deus, completamente intacta e impoluta." (Sto. Ath. Or. in pur. B.V.).

Santo Efrém: "Maria é Mãe de Deus sem culpa" (S. Ephre. in Thren. B.V.); São Jerônimo: "Maria é verdadeiramente Mãe de Deus". (S. Jerôn. in Serm. Ass. B.V.); Santo Agostinho: "Maria é Mãe de Deus, feita pela mão de Deus". (S. Agost. inorat. ad heres.). Em suma, todos os Santos Padres afirmaram em amor e veneração a maternidade divina por Nossa Senhora; e a igreja reconhece e confirma essa belíssima tradição.

Lutero e Calvino sempre veneraram a Santíssima Virgem: "Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis monarcas da Terra, comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente...
tracking img