A manaus de um futuro sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MANAUS DE UM FUTURO SUSTENTÁVEL [1]

[2]Eliana Corrêa Viana Cad
Palavras-Chave:
Sustentabilidade – Cultura – desenvolvimento

Resumo

O artigo faz uma breve análise do tema a Manaus de um futuro sustentável, com o objetivo de demonstrar ações inovadoras que vêm sendo implementadas na Amazônia, pela mediação do governo federal, dos governos estaduais e de organizações dasociedade civil, tanto na formulação de políticas quanto na gestão de unidades de conservação.

Introdução

Neste artigo, iremos analisar alguns elementos que norteiam a questão de Manaus de nossos dias, um balanço geral da cidade. Daremos início mostrando o conceito sobre o tema proposto, expondo acerca da responsabilidade do Estado em desenvolver grandes projetos, como a zona franca verde,Pólo industrial de Manaus, e explanações sobre o desenvolvimento de Manaus, a cultura e outros.

A Manaus de nossos dias, um balanço geral da cidade

Ao longo da história a economia no Amazonas se desenvolveu com a preocupação de inserção da região ao contexto brasileiro. partindo dessa discussão o autor Francisco Jorge dos Santos (2007) apresenta como inicio do crescimento econômico de Manausa era da borracha no séc. XIX, que apresentou o período rico de muitas cidades inclusive Manaus mas este meio econômico caio em decadência devido aos outros mercados de produção da borracha como a Malásia. Hoje a região apresenta outras atividades econômicas estruturadas em um pólo industrial onde empresas certificadas pelo nível zero de poluição é essencial para o equilíbrio financeiro local,pois gera milhares de empregos diretos e indiretos na capital e interior transformando Manaus em uma cidade estado com mais de 80% de concentração da economia estadual.
Onde o sistema de importação e exportação do Pólo Industrial de Manaus (PIM), a maior capital da Região Norte, desenvolveu-se com sistemas de transporte fluviais e aéreos, com base no Porto Flutuante de Manaus e noaeroporto internacional Eduardo Gomes, um dos principais terminais de carga do País.
A criação da Zona Franca de Manaus trouxe um crescimento demográfico sem precedentes na região, complementado com o grande registro de imigrantes, atividade de garimpeiros e o êxodo rural, na qual o governo levando em consideração este crescimento populacional desenvolveram o projeto da Zona FrancaVerde, onde este é voltado para as cidades interioranas visando o incentivo a agricultura.

Os municípios do interior do Amazonas ainda carecem de desenvolvimento econômico, pois sofrem com problemas de transporte, logística e atendimento às necessidades básicas da população.Graças ao empenho do governo do Estado, dos senadores, dos deputados e da classe empresarial do Amazonas, osincentivos fiscais da Zona Franca de Manaus foram prorrogados até o ano de 2023 garantindo assim a sustentabilidade da capital amazonense.

Em Manaus, o carnaval é o período da festa fora de época dos bois-bumbás - comemorada tradicionalmente no mês de junho. O Carnaboi é um dos eventos mais populares do estado e acontece há dez anos, sempre na segunda e terça-feira de carnaval.Segundo o coordenador técnico do Carnaboi, Marcos Apolo, o sucesso e a popularidade dos bois garantem a realização do evento. "Além das conhecidas músicas de Garantido e Caprichoso, a festa também conta com a participação dos bois de Manaus: Garanhão, Brilhante e Corre-Campo".

Para a realização da festa, dois trios elétricos – um do Garantido e outro do Caprichoso – já estãopreparados para receber algumas das tradicionais figuras da cultura amazônica: o levantador de toadas (o cantor das músicas de boi), os bois, os pajés e as moças mais bonitas de cada tribo (cunhã-poranga).

Os trios circulam dentro da arena do sambódromo de Manaus e no ano de 2010, 21 artistas comandarão as apresentações. A festa foi promovida pelo governo do estado, com patrocínio de...
tracking img