A MAIS VALIA COMO MOTOR DE ACUMULAÇAO DE CAPITAL E EXPLORAÇAO DO TRABALHADOR

815 palavras 4 páginas
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA
PARTE INTEGRANTE DA AVALIAÇÃO “ N1 ”
DOSCENTE:
DISCENTES:

“ A MAIS VALIA COMO MOTOR DE ACUMULAÇAO DE CAPITAL E EXPLORAÇAO DO TRABALHADOR ”

“ A MAIS VALIA COMO MOTOR DE ACUMULAÇAO DE CAPITAL E EXPLORAÇAO DO TRABALHADOR “ Para conseguir taxas de lucros maiores, interessa aos capitalistas pagar salários baixos e aumentar a produtividade dos trabalhadores, além de evitar despesas que melhorariam as condições de trabalho e de vida dos operários (segurança, salubridade etc.). Evidentemente os interesses dos trabalhadores são contrários a estes. Então há uma luta constante entre as duas classes.
Claro que ele vai tomar uma parte do lucro para atender às suas necessidades, confortos e caprichos. Mas não é este o objetivo principal do capitalista, e sim a acumulação de capital, que além de ser um desejo dele, é também uma necessidade de cada capitalista, visto que se trata de uma sociedade de rígida competição.
Esse mecanismo de exploração do trabalho — de não remuneração por parte do capitalista do valor criado pelo trabalhador é o que Marx chamou de “mais-valia”, o valor a mais, que alimenta a acumulação de riqueza por parte do capital. Um trabalhador, em condições médias de produção, está em condições de gerar incomparavelmente mais riqueza do que aquela necessária para remunerar o seu trabalho. Existe um tanto a mais de riqueza que ele produz e que não lhe é entregue, um excedente de mercadorias que ele gerou — por exemplo, ao transformar, durante sua jornada de trabalho, uma certa quantidade de pedaços de couro em um determinado número de pares de sapatos — e pelo qual ele não é remunerado.
Para o burguês, "dinheiro serve para produzir mais dinheiro". Esta é a fórmula do capital: D - M - D1 - M - D2 - M - D3... Com dinheiro ele compra mercadorias (matéria-prima, máquinas... + força de trabalho) que, transformadas em novas mercadorias, vão ser vendidas e

Relacionados