A macroeconomia e suas caracteristicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A macroeconomia, também conhecida como teoria da renda, trata a economia como um todo. Preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição oudistribuição. Em outras palavras, poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenônenos que englobam toda a economia.
A macroeconomia, estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral doequilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento.
Os objetivos de políticas macroeconômicas são: altonível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e desenvolvimento econômico.
A macroeconomia e a microeconomia estão intimamente ligadas e como as mudanças naeconomia resultam das decisões de milhares de pessoas, é impossível entender os desdobramentos macroeconômicos sem considerar as decisões microeconômicas a elas associadas.
Exemplo, um macroeconomistapode estudar os efeitos de um corte no imposto de renda sobre a produção geral de bens e serviços. Para analisar essa questão, ele precisa levar em consideração a maneira pela qual o corte do impostoafeta as decisões das famílias sobre quanto gastar em bens e serviços.

MOEDA: é todo objeto que serve para facilitar as trocas de bens e serviços numa economia.
MOEDA: Qualquer objeto que sirvacomo meio de troca em um sistema econômico;
MOEDA METÁLICA: moeda cunhada em metal precioso que trazia impresso o seu peso. Atualmente, são cunhadas em metal não precioso, trazendo impresso o seuvalor.
PADRÃO-OURO: sistema monetário em que o papel-moeda emitido pelas autoridades monetárias tem uma relação com a quantidade de ouro que o país possui. Atualmente, não é mais seguido. [Foi encerradoem 1973].
Características essenciais da moeda.
As características mais relevantes da moeda, estudada desde Adam Smith são as seguintes:
•Indestrutibilidade e inalterabilidade;
•Homogeneidade;...
tracking img