A luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LUZ
Na física, luz recebe um conceito específico, ela é considerada um dos agentes físicos que após ser refletida, seja de qualquer maneira, produz a sensação de visão. 

Para a óptica, a luz é considera uma energia radiante, essa energia se propaga por meio de ondas eletromagnéticas, como: ondas de rádio, TV e inclusive a LUZ. A velocidade que as ondas eletromagnéticas atingem é deaproximadamente 
3,00 . 105 km/s = 3,00 . 108 m/s, variando conforme o meio em que ela se propaga, daí percebemos o quanto a propagação da luz é rápida e imperceptível a olho nu. 

Com a definição de luz podemos concluir que um corpo só poderá ser visto por nós se emitir luz para os nossos olhos. Sabemos que os corpos totalmente negros não emitem luz, então porque conseguimos vê-los? Conseguimos ver oscorpos absolutamente negros por causa dos outros corpos ao seu redor que emitem luz, assim dão destaque ao corpo negro. 

Esses corpos que emitem luz são conhecidos como fonte de luz. Essas fontes de energia são classificadas em dois grupos: 

Fonte de energia primária: as fontes primárias são conhecidas como corpos iluminados, pois possuem luz própria, como: Sol, chama da vela, lâmpadaacesa.

Sol, fonte de energia primária. 

Fonte de energia secundária: as fontes secundárias são chamadas de corpos iluminados, pois não possuem luz própria, ou seja, emitem luz recebida de outras fontes. A lua, a árvore, a lâmpada apagada, as nuvens são exemplos de fontes secundárias. 

Dependendo da espessura dessa fonte ela receberá uma denominação. Quando tiver um tamanho desprezível seráchamada de fonte puntiforme ou pontual, quando seu tamanho for notável será chamada de extensa.

Ondas
No estudo da física, onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação deenergia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.
Quanto à direção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma: 
* Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão;
* Bidimensionais: propagam-se num plano;
* Tridimensionais: propagam-se em todas as direções.  
Quanto à natureza, as ondas se classificam em: 
* Ondas mecânicas: são aquelasque necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras;
* Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagar, elas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) como também em certos tipos de materiais. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, asmicro-ondas, raios X, entre muitas outras.  
Quanto à direção de propagação, as ondas se classificam em: 
* Ondas transversais: são aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção de vibração como, por exemplo, as ondas eletromagnéticas.
* Ondas longitudinais: nessas ondas a direção de propagação se coincide com a direção de vibração. Nos líquidos e gases a onda se propaga dessaforma.  
Para descrever uma onda é necessária uma série de grandezas, entre elas temos: velocidade, amplitude, frequência, período e o comprimento de onda. 

Instrumentos Ópticos
Espelhos: são superfícies polidas que refletem luz.
Exemplos de espelhos: uma colher e uma concha de metal polida, o espelho retrovisor dos automóveis, calotas de rodas, espéculos (instrumentos espelhados utilizados pordentistas).
A maioria dos espelhos é plana ou esférica:
Espelhos planos: é uma superfície polida plana, o espelho plano forma imagens virtuais. Imagem virtual é aquela que se forma “atrás” do espelho.
As imagens em dois espelhos planos: dois espelhos planos, retangulares e dispostos em ângulos podem formar muitas imagens de um mesmo objeto.
O número de imagens depende do ângulo entre os...
tracking img