A luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A luz
1.Óptica geométrica;
2. Classificação dos meios materiais;
3. Propagação retilínea da luz;
4. Sombra e penumbra;
5. Reflexão e refração da luz;
6. A cor de um corpo;
7. Espelhos planos
Leis da reflexão
Espelhos
Imagens formadas por espelhos planos
Imagem de um objeto extenso
8. Espelhos esféricos;
Reflexão em espelhos esféricos
Focos de um espelho esféricoElementos de um espelho esférico
Imagens em um espelho esférico
Espelho convexo
Espelho côncavo
9. Refração da luz
Índice de refração
Leis da refração
Dispersão da luz
Formação de imagens
Reflexão total
Luz
1. Óptica Geométrica
Seu desenvolvimento se deu a partir da publicação da Teoria Corpuscular da Luz, por Isaac Newton, teoria que admitia que a luzera formada por um feixe de partículas, define-se luz como sendo o agente físico que sensibiliza nossos órgãos visuais.
A Luz é uma onda eletromagnética e sua velocidade no vácuo é de aproximadamente 3,0 x 105; a óptica geométrica estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais), que são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz. Aóptica geométrica usa como ferramenta de estudo a geometria.

2. Classificação dos meios materiais
Os diferentes meios materiais comportam-se de forma diferente ao serem atravessados pelos raios de luz, por isso são classificados em:

Meio transparente
É um meio óptico que permite a propagação regular da luz, ou seja, o observador vê um objeto com nitidez através do meio. Exemplos: ar, vidrocomum, papel celofane, etc...

Meio translúcido
É um meio óptico que permite apenas uma propagação irregular da luz, ou seja, o observador vê o objeto através do meio, mas sem nitidez.


Meio opaco
É um meio óptico que não permite que a luz se propague, ou seja, não é possível ver um objeto através do meio.


3. Propagação retilínea da luz
Observando os feixes de luz que entram porum pequeno orifício de um determinado local escuro, verificamos que eles se propagam em linha reta.
Sombras projetadas por luz puntiforme ou pontual são claramente definidas, ou seja, geometricamente semelhantes ao contorno do corpo que as originou, portanto, em meios homogêneos e transparente, a luz se propaga em linha reta. O princípio da propagação retilínea da luz explica o aparecimento dasombra.


4. Sombra e Penumbra
Quando um corpo opaco é colocado entre uma fonte de luz e um anteparo é possível delimitar regiões de sombra e penúmbra. A sombra é a região do espaço que não recebe luz direta da fonte. Penúmbra é a região do espaço que recebe apenas parte da luz direta da fonte, sendo encontrada apenas quando o corpo opaco é posto sob influência de uma fonte extensa. Ou seja:Fonte de luz puntiforme



Fonte de luz extensa








5. Reflexão e refração da luz

A reflexão da luz é um dos fenômenos mais comuns envolvendo a propagação da luz. A reflexão ocorre quando a luz incide sobre a superfície de separação entre dois meios com propriedades distintas. A reflexibilidade é a tendência dos raios de voltarem para o mesmo meio de onde vieram.Quando a luz incide sobre uma superfície separando dois meios, podem ocorrer dois fenômenos distintos: reflexão da luz e refração da luz. Parte da luz volta e se propaga no mesmo meio no qual a luz incide (a reflexão da luz). A outra parte da luz passa de um meio para o outro propagando-se nesse segundo. A esse último fenômeno (no qual a luz passa de um meio para o outro) damos o nome de refraçãoda luz.

Os dois fenômenos ocorrem concomitantemente. Pode haver predominância de um fenômeno sobre o outro. Que fenômeno predominará vai depender das condições da incidência e da natureza dos dois meios.
Se a superfície de separação entre os dois meios for plana (por exemplo, superfície de um metal) e polida (uma superfície regular) então a um feixe incidente de raios luminosos paralelos...
tracking img