A luta pela participação no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este trabalho analisa a história do homem em sua luta pela participação no trabalho, e sua integração em grupos e equipes. Desde o surgimento do modelo capitalista e a conseqüente revoluçãoindustrial, o homem foi despojado do seu poder e influência sobre o trabalho que executa, causando uma das maiores doenças do mundo moderno; a alienação. Esta alienação e o descompromisso com o que éproduzido, traz como conseqüência baixo moral aos trabalhadores. Com o passar do tempo, vários movimentos buscaram resgatar a satisfação pelo trabalho, apesar das contradições envolvidas no sistemacapitalista. Analisamos as formas de organização do trabalho de relevante importância para a compreensão do processo de alienação e as sucessivas tentativas de reverter este quadro, buscando os elementosque propiciaram o surgimento dos primeiros grupos de trabalho.
Avançamos pela abordagem Sócio-Técnica que deu sustentação às equipes auto-gerenciáveis. Enumeramos também, os elementos de gestão quesão incompatíveis com o trabalho em equipe auto-dirigida e, fornecemos alertas a serem observados quando da implantação de equipes auto-gerenciáveis

Motivos
Problema de pesquisa
Determinarrelação entre a forma de organização do trabalho (FOT) adotada e o sucesso na implantação e desenvolvimento de equipes auto-gerenciáveis (EAG).

Objetivos da Pesquisa
ESPECÍFICO
• Determinar a FOTmais apropriada a filosofia de EAG.

SECUNDÁRIOS
• Determinar quais modelo/estilos inviabilizam a implantação de EAG.
• Determinar quais FOT permitem a implementação de equipes, mas asfixiamseu desenvolvimento, vindo a matá-las.

Questões-Chave
O modelo de gestão deve necessariamente ser uniforme para toda a organização, para assegurar sucesso de equipes ?
O efeito "feudos internos"resultando na multiplicidade de estilos de gestão dentro de uma mesma organização é fator positivo, negativo ou indiferente no sucesso de equipes ?
Sob quais circunstâncias uma equipe é rejeitada...
tracking img