A luta pela figura feminina dentro da organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS


PROJETO DE MONOGRAFIA


1 – Tema

A Luta pela Figura Feminina na Organização

2 – Problema

Até que ponto as lutas pela emancipação feminina contribuem para a inclusão da mulher no mercado de trabalho?
Frente ao novo paradigma que se instala no mundo, a questão das mulheres é a grande causa da humanidade. As mulheresemanciparam-se, entraram no mundo do trabalho, passaram a votar e atualmente participam das mediações no mundo da política e na produção de saberes. Fatos esses que não se completam de forma plena, pois ainda hoje, existe a desvalorização do trabalho feminino em algumas profissões, já que ainda prevalecem os baixos salários em relação àqueles recebidos pelos homens, no desempenho de funções semelhantes ede igual importância social.

3 – Justificativa

Antigamente percebia-se que grande parte da dificuldade das mulheres em se emancipar fundamenta-se no fator cultural. Na própria bíblia, a qual proclama a igualdade entre os gêneros, mas ao longo da história vem desenvolvendo uma cultura machista e discriminatória contra a própria mulher. Almeida (1997) em seus estudos aponta sinais demudanças simbólicas, pois o tipo de família, que continha o homem como provedor e a mulher como dona de casa encontra-se em extinção, cede lugar a mulher pró-ativa.
Na tese da igualdade, por muito tempo atribuiu-se as mulheres a inferioridade intelectual. Acreditava-se que essa inferioridade fosse biológica, mas constata-se que a grande diferença é de ordem cultural. Um estudioso chamadoLombroso (1900) afirma que nada justificava a inferioridade do sexo feminino. Nos seus estudos constatava que muitas fêmeas, inclusive eram até superiores aos machos. Desse modo conclui-se que as Políticas Públicas devem primar pelo desenvolvimento e o aprimoramento da Mulher. Não apenas pela sua sobrevivência, mas em ações que visam sua integralidade, para que possa superar as desigualdades de gêneroe desenvolver-se como cidadã pró-ativa, capaz de promover com autonomia uma cultura de paz.
Desde o início do processo de industrialização do Brasil houve um notável desenvolvimento no que se refere ao trabalho feminino. Nos primórdios dessa industrialização, observa-se trabalhadoras sendo expostas as mais variadas formas de exploração e abusos pelos sistemas, por seus patrões e,principalmente, pela falta de leis trabalhistas que lhes garantissem o mínimo de dignidade, primeiro como mulher, segundo como trabalhadora.


Nas primeiras décadas do século XX, no Brasil grande parte do proletariado é constituído por mulheres. E são vários os artigos de imprensa operária que denunciam as investidas sexuais de contra-mestres e patrões sobre as trabalhadoras eque se revoltavam contra as situações de humilhação as que elas viviam expostas nas fábricas. (RAGO, 2004)


Durante décadas as mulheres levantaram as suas bandeiras no intuito de construir um mundo melhor. Na busca da sua essência procurando melhorar as relações humanas e fazer valer a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desse modo salienta-se que as desigualdades de gênero sejamrepensadas e debatidas em todas as esferas sociais. De modo que as suas ações sejam vinculadas às Políticas Públicas Inclusivas. No intuito de criar condições para que as mulheres possam estudar e aprimorar-se, participar no mercado de trabalho de forma a libertar-se e ocupar os espaços sociais.


“enfrentar os desafios econômicos e desenvolver condições críticas paraalcançar a plena cidadania.” (Blay, 2004)


As mulheres acreditam muito mais do que os homens na idéia de que é possível conciliar casa e carreira. Mas nem sempre é fácil, pois muitas possuem uma dupla jornada de trabalho, enquanto os homens têm mais facilidade de deixar "brechas" em sua vida pessoal. Valorizando mais a coletividade do que o individualismo, as mulheres na condição de...
tracking img