ATIVIDADE TEÓRICA DE ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO

A LUTA DA MULHER PELA LIBERDADE

Madalena Gomes Evangelista Rodrigues

A música de Mário Lago e Ataulfo Alves “Ai que Saudades daAmélia” retrata a mulher da década de 40. Nessa época a mulher era submissa, dócil, ingênua, fácil de ser manipulada, não tinha vaidade e nem fazia exigências, também não reclamava das dificuldades e nemparticipava da vida política e econômica, ficando toda a decisão a cargo do marido. Esse modelo de mulher sempre disposta a agradar ao marido era considerado a mulher ideal para o homem desta época. Atéhoje uma mulher que se dedica somente ao lar, aos filhos e ao marido é chamada de Amélia.
A mulher retratada vítima da sociedade patriarcal, é dependente do homem desde o seu nascimento, primeirodevia respeito e submissão ao pai e depois ao marido a quem venerava e obedecia cegamente e não questionava suas decisões. Esse modelo de mulher ideal, cuja tarefa caberia a de procriar, em que passavaa maior parte de sua vida grávida ou amamentando, cuidando dos filhos e do marido, exercendo as tarefas domésticas de lavar, passar, cozinhar predominou na sociedade patriarcal. Até hoje ouvimospessoas idosas dizer que “antigamente a mulher esquentava a barriga no fogão e esfriava no tanque”, Isso se tivesse o privilégio de ter um tanque, era comum lavar roupas nos rios, os fogões de lenha e osferros de passar à brasa tornando o trabalho mais difícil e penoso.
Com início do processo de industrialização e o movimento feminista as mulheres começaram a lutar por seus direitos.
O movimentofeminista iniciou a luta em defesa dos direitos da mulher por uma sociedade mais justa, contra o machismo que considera a mulher inferior ao homem. Na década de 60 o movimento feminista é marcadopela luta das mulheres por espaço no mercado de trabalho, mas, ainda a sociedade é conservadora no que diz respeito a liberdade sexual.
Uma grande conquista para as mulheres foi o surgimento da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). A luta da mulher pela liberdade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Luta-Da-Mulher-Pela-Liberdade/298239.html

MLA

"A luta da mulher pela liberdade" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Luta-Da-Mulher-Pela-Liberdade/298239.html>.

MLA 7

"A luta da mulher pela liberdade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Luta-Da-Mulher-Pela-Liberdade/298239.html>.

CHICAGO

"A luta da mulher pela liberdade." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Luta-Da-Mulher-Pela-Liberdade/298239.html.