A LUMINÁRIA ALCACHOFRA POUL HENNINGSEN

2944 palavras 12 páginas
"Toda a arte política é ruim – toda a boa arte é política."
Poul Henningsen (* 1894 + 1967)

Introdução
Poul Henningsen (09 de setembro de 1894 - 31 de janeiro 1967) foi um autodidata inventor dinamarquês, e através de seus escritos, conhecido como um forte crítico de arte, arquitetura e sociedade. Popular por suas iniciais, PH estava obcecado com a luz. Ele é o lendário criador de uma série de luminárias levando seu nome, as lâmpadas PH, e pode ser considerado o primeiro arquiteto do mundo da iluminação.
PH dedicou toda a sua carreira a investigar a importância da luz para o nosso bem-estar. Ele trabalhou na teoria de que o observador não deve ser submetido ao ofuscamento direto da fonte de luz elétrica. Henningsen usou uma série de sombras em camadas tanto para difundir a luz, quanto para esconder a lâmpada, criando assim uma iluminação mais difusa, suave e bela.
A luminária Alcachofra (1958) – “The PH Artichoke Lamp”
O pendente PH alcachofra é um modelo de Luminária fabricado pela industria dinamarquesa de luminárias de luxo Louis Poulsen. Ele foi projetado por Poul Henningsen entre 1957 e 1959 para o restaurante Langelinie Pavillonen em Copenhague, na Dinamarca, onde pode ser visto até os dias de hoje. Embora Poul Henningsen originalmente tenha nomeado a lâmpada de 'Pinha' devido à sua forma, ela foi renomeada Alcachofra no final de 1950.
PH cresceu no brilho suave do candeeiro de petróleo, sua inspiração constante. Como a iluminação elétrica ganhou forma no início de 1920, PH lutou contra o brilho ofuscante da lâmpada elétrica. Ele começou a desenvolver uma luminária elétrica que teria as mesmas qualidades suaves e relaxantes da lâmpada de petróleo. O resultado de seus esforços surgiu em 1926 - uma luminária multi sombra que logo passaria a ser chamada de Lâmpada de PH.
"Quando, à noite, a partir do topo de um carro elétrico, você olha em todas as casas no primeiro andar, você se assusta com a forma sombria como as pessoas das casas parecem estar.

Relacionados

  • Lighting Designers Escandinavos
    1109 palavras | 5 páginas