A ludoteca como facilitadora do processo de socialização e ensino/aprendizagem das crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LUDOTECA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
BRASÍLIA
2002

DEDICATÓRIA
A Deus, que é minha fortaleza e tem me sustentado a cada momento da minha vida.
A minha família, pela compreensão, incentivo e carinho.
Aos mestres que me orientaram e me incentivaram na realização desta monografia.

AGRADECIMENTOS
Aos meus colegas de curso, que sempretiveram uma palavra amiga nas horas difíceis pelo carinho e colaboração durante todo o tempo em que estivemos juntos.
Aos professores, especialmente aqueles por quem tenho profunda admiração, que contribuíram significativamente para minha formação e realização profissional.
A Deus, pelo dom da vida, e por poder compartilhar com todos esse momento tão importante na minha vida.

1. INTRODUÇÃO:Segundo Rubens Alves "a respeito das atividades de repetição e fixação, como aprecem nos manuais, as crianças são ensinadas e aprendem bem. Tão bem que se tornam incapazes de pensar coisas diferentes. Tornam-se ecos das coisas ensinadas e aprendidas. Tornam - se incapazes de dizer o diferente. Se existe uma forma certa de pensar e fazer as coisas, porque se dar ao trabalho de se meter por caminhosnão explorados? Basta repetir aquilo que a tradição sedimentou... o saber sedimentado nas poupas dos riscos da aventura de pensar."(Rubem Alves, 1994.)
Através deste trabalho mostrarei a importância dos jogos no processo de socialização das crianças como também sua importância no processo ensino / aprendizagem, através da brincadeira, do brincar que faz parte do mundo da criança, elas aprendemmelhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de grupo, aprendem a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos.
Sistematizar o brincar significa uma reorganização da prática pedagógica desempenhada pelo professor, prática essa que deve abandonar os moldes da educação bancária e absorver o jogo como o instrumento principal para a socialização da criança. O jogo e a maneiracomo o professor dirige o brincar, desenvolverão psicológica, intelectual, emocional, físico-motora e socialmente a criança, e por isso os espaços para se jogar são imprescindíveis nos dias de hoje.
O jogo desenvolve a criatividade, a capacidade de tomar decisões e ajuda no desenvolvimento motor da criança, além destas razões, os jogos tornam as aulas mais atraentes para os alunos, diminuindo aevasão escolar, é a partir do jogo que o professor poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares.
Atualmente em nossa sociedade, extremamente capitalista e consumista, exerce influencia sobre todos, inclusive nas crianças, exercendo poder e controle através dos meios de comunicação, principalmente a televisão.
Uma das alternativas para se burlar essainfluencia está no lúdico, nas brincadeiras de uma forma geral, onde as crianças trabalhariam além do corpo a socialização. A criança tem a característica de entrar no mundo dos sonhos das fábulas e normalmente utiliza como ponte às brincadeiras. Quando esta brincando expressa-se mostrando seu intimo, seus sentimentos e sua afetividade.
Os espaços lúdicos são ambientes férteis também para aaprendizagem e o desenvolvimento, principalmente da socialização. Isso não é assunto novo, pois Fröebel, que ocupa também uma posição relevante na história do pensamento pedagógico sobre a primeira infância e pertence à corrente cultural filosófica do idealismo alemão, sempre defendeu que o jogo constitui o mais alto grau de desenvolvimento da criança, já que é a expressão livre e espontânea dointerior.
As brincadeiras são importantes por fazerem parte do mundo das crianças e por proporcionarem momentos agradáveis dando espaço a criatividade. Todos devemos buscar o bem – estar das crianças durante o processo de aprendizagem, resgatando assim o lúdico no processo de ensino aprendizagem.
O jogo é uma fonte de prazer e descoberta para a criança, o que poderá contribuir no processo ensino...
tracking img