A ludicidade e suas contribuições na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A LUDICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ESCOLA

No presente estudo, serão apresentadas considerações sobre a prática docente, embasada em uma proposta lúdica, onde se procura proporcionar aos alunos um apoio pedagógico nas diversas áreas do conhecimento, na tentativa de atender as suas principais dificuldades de aprendizagem. Essa dinamização ocorre tentando alcançar não só alguns alunos quepossuem mais dificuldades, mas também propiciando uma interação entre esses alunos e aqueles que têm maior facilidade de acompanhar os conteúdos escolares, incentivando a aprendizagem cooperativa. Também pode ser proporcionando aos alunos, do 3º e 4º ano, a dinamização de atividades lúdicas em períodos regulares de aula.
A pesquisa segue uma metodologia de abordagem qualitativa, na qual sebusca uma interação entre os sujeitos envolvidos na prática, ao mesmo tempo resolver ou esclarecer um problema proposto que, neste caso, refere-se à utilização da proposta lúdica como auxílio à aprendizagem dos alunos.
Procura-se também desenvolver a construção do conhecimento nos participantes, por meio de reflexão da prática educativa, bem como ser um auxílio aos professores paratransformar sua dinâmica de trabalho com os alunos.
O processo de aprendizagem das crianças merece um destaque nos estudos na área educacional. Educadores procuram encontrar, sintetizar uma “melhor” forma para a criança aprender, sem que esse aprender seja apenas a memorização (“decoreba”) dos conteúdos escolares impostos pela sociedade (governo, escolas, educadores) e que este aluno necessitapara a sua sobrevivência e para ser considerado um cidadão. Entre tantas teorias, metodologias que se criam e se renovam, o professor, muitas vezes, sente-se confuso, não “sabendo” como “educar” realmente seus alunos. A maioria dos educadores, entre eles os que estão em formação inicial ou continuada, buscam “receitas prontas” de como ensinar o que fazer para que o aluno aprenda, qual metodologiaestá em voga no momento e como utilizá-la em sala de aula. Na verdade, a principal preocupação dos profissionais da educação é como ensinar, já que sabem e aprendem o que ensinar.
A preocupação quanto à aprendizagem dos alunos torna-se maior ainda quando há aqueles que apresentam dificuldades e que são tachados como “fracassos”. Conseqüentemente, poderão ser reprovados pelo sistema educacional,tendo que repetir novamente a mesma série, talvez com o mesmo professor, o mesmo método e o mesmo conteúdo. Assim, o aluno sente-se fracassado e, dependendo do seu ambiente social e familiar, esses poderão colaborar para baixar-lhes a auto-estima e atrapalhar sua aprendizagem.
Esse fracasso escolar pode estar relacionado diretamente à metodologia adotada pelo professor e a sua conduta. Sea aula não for interessante, nem despertar a curiosidade, a vontade de aprender por parte da criança e, se o professor não interage com elas, não se envolve, para assim, compreender o mundo infantil, acaba sendo um obstáculo à aprendizagem.
Pode-se perceber que as regentes das turmas preocupam-se com a aprendizagem dos alunos, entretanto, há fatores que dificultam a realização de propostasdiferenciadas, como a estrutura física, problemas particulares das crianças, a falta de acompanhamento dos responsáveis por essas, o tempo disponível, entre outros fatores.
A partir do exposto, surge a preocupação por parte de quem trabalha com a Educação, quanto a sua formação, suas práticas escolares e à necessidade das escolas de procurarem e receberem trabalhos complementares queauxiliem na construção do conhecimento das crianças.
Assim, um caminho ou um recurso que auxilia nessa tarefa, bastante estudado por teóricos da educação e já utilizado consideravelmente por professores, em sua prática educativa, são os aspectos da ludicidade. Esse é um tema complexo, que envolve a compreensão de como ele influencia na aprendizagem das crianças. O que se destaca é sua...
tracking img