A ludicidade no desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ludicidade no desenvolvimento Infantil



Capítulo 1

1. A ludicidade como forma de aprendizagem para o desenvolvimento Infantil.

O ciclo da vida é um constante aprendizado nascemos, crescemos e morremos dessa é uma realidade que ninguém pode fugir.

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria sereferindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo. (ALMEIDA, 2009).

Em analise empírica de crianças e adolescentes é possívelconstatar que a criança e mesmo o jovem opõe uma resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica, contudo o lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana.



O brincar é muito importante na vida do ser humano, pois no brincar permite-nos desenvolver ocognitivo, físico, afetivo, social e emocional.

O brincar faz parte de todas as etapas da vida, pois ele permite que as crianças vivenciem inúmeras situações do dia a dia e através dessas situações podem representar papeis sociais que conhecem como ( pais, mãe, professor e medico) desta forma ela compreende cada papel da vida adulta.

Não conseguimos imaginar uma infância sem brincadeira, poisaté mesmo quem não teve acesso a brinquedos fabricados, certamente brincou com brincadeiras culturais ou produziu seu próprio brinquedo. Quem não se lembra de alguma brincadeira, brinquedo que brincava sozinho ou em grupo? Todos nos se lembramos. Pois na infância uma das lembranças mais valorosas que temos é o brincar. E ainda tem gente que questiona se o brincar é mesmo importante.A criança adquire experiência brincando. A brincadeira é uma parcela importante da sua vida. As experiências tanto externa como internas podem ser férteis para o adulto, mas para a criança essa riqueza encontrasse principalmente na brincadeira e na fantasia. Tal como as personalidades dos adultos se desenvolvem através de suas experiências de vida, as crianças evoluem por intermédio desuas próprias brincadeiras feitas por outras crianças ou por adultos. Ao enriquecerem-se, as crianças ampliam gradualmente sua capacidade criadora que quer dizer vivencia. (winnicott,1979,p 163)




A vontade e o desejo de brincar é uma parte excencial da criança, não transmitida por ninguém por fazer parte da essência da criança, é nesta vontade de brincar que ela esta emdesenvolvimento psicológico através de novas experiências incluindo suas imaginações que são suporte nessas brincadeiras.

Portanto o brincar proporciona a criança novas descobertas, crescimento e conhecimento, estimula à curiosidade a autonomia. Desenvolvendo também a linguagem, pensamento concentração e a atenção.



Segundo Piaget, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Elaprecisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo (apud Bock, 2008).

Ainda Piaget, de maneira grandiosa nos trás a luz que a forma do desenvolvimento se dá por quatro períodos na vida, como podemos observar no quadro abaixo:

[pic]

Piaget, “caracteriza cada período por aquilo que de melhor o individuo consegue fazer”, (apud Bock, 2008), portanto éimportante esclarecer que os períodos são números aproximados. Não é porque a criança tem 3 anos que ela se encontra no período pré-operatório, o período em que a criança encontra-se será caracterizado de acordo com sua vivencia, suas experiências, considerando dessa forma suas aprendizagens.

Sendo assim, a perspectiva da aprendizagem do trabalho com o lúdico é favorecer para que a criança possa...
tracking img