A ludicidade como meio educativo na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia e Ciências – EaD
Pedagogia
4º Período

Rafaela Anunciação Ferreira

Atividade Integradora
Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Tutora: Elaine Marques

Feirade Santana
2012
A Ludicidade como meio educativo na Educação Infantil

A Educação Infantil em âmbito nacional tem avançado significativamente. Em tempos mais remotos entendia-se comopré-escola a simples guarda da criança. Hoje, a mesma, é definida e enxergada de modo totalmente diferente, pois não somente “guarda” a criança, como também educa, instrui, desde pequenino, proporcionandoassim um crescimento psicossocial adiantado.
Um dos maiores auxiliares da Educação Infantil é a Brincadeira, a Ludicidade, e esta, muito têm colaborado para com o desenvolvimento das crianças,pois a não somente ensina, mas diverte, distrai, alegra e educa.
Muitos infelizmente ainda não aceitam a idéia da ludicidade, estes, permanecem na frieza do tradicionalismo, cheios deatividades e cálculos, cheios de repetições, acreditando eles que toda essa rigorosidade os leva da melhor forma à cidadania.
A brincadeira em sala de aula, inserida no planejamento, tem o poder detransformar toda uma situação. Inicialmente ela é muito bem recebida pelos alunos, em seguida gera um rio de animações, e ao término, a assimilação de mais um conteúdo.
O lúdico em sala deaula não deve ser praticado apenas com o intuito de aprender mais um assunto, já que ele desenvolve e muito as habilidades motoras, o raciocínio lógico e o relacionamento com os colegas junto àsociedade. Não esquecendo que, junto à ludicidade vem também a interdisciplinaridade, fazendo com que a criança perceba de forma sutil a união de todas as coisas, como tudo tem uma ligação.
E é pormeio das brincadeiras de faz-de-conta, dos jogos de tabuleiro, de construção, didáticos e corporais que a aprendizagem significativa acontece, não que ela não aconteça sem a brincadeira, por quê...
tracking img