A louca que motiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Helcio Carvalho Mesquita de Araújo¹
A louca que motiva
A conhecida Era Contemporânea começou causando impacto! Não que os fatos ocorridos em outras épocas não sejam dignos de admiração, masacontece é que a referida época traz à tona uma realidade jamais experimentada pelo homem: as sensações do novo, diante dos olhos de todos aparecem coisas, inventos, testemunho palpável do quanto ohomem é capaz.
Uma infinidade de máquinas, mas uma em especial, merece toda a atenção. Era julho do ano de 1814, um senhor conhecido como George Stephenson apresenta a sua Blucher para osmoradores da pequena Lilligwort. Daí em diante, o mundo conheceria o grande invento desse inglês, viabilizando as diferentes etapas da cadeia econômica.
Da Europa para o Brasil não demorou muito. Em30 de abril de 1854 foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário da América Latina, de Sul a Norte, no limiar do século XX, as ferrovias pediam passagem. Por onde passavam e se instalavam a mudançaera percebida rapidamente; nas frentes de trabalho o que se via era um grande número de homens, na verdade construtores do progresso e de uma história.
Assim, já em 1916 a primeira locomotivacorre em solo piauiense, prestando serviços na construção do primeiro trecho, inaugurado em 19 de novembro de 1919 e que ia do Portinho até o Cacimbão (24 km), nesse mesmo dia, foi lançada a pedrafundamental da estação de Parnaíba
A Rede de Viação Cearense e depois a Estrada de Ferro Central do Piauí construíram os primeiros trechos dessa história, digo ferrovia, dentre os quais: Amarração,Parnaíba, Bom Princípio, Frexeiras, Cocal, Deserto, Piracuruca, Piripiri. De 1919 a 1937, foram 191 km de trilhos que marcaram uma época. Em 1957 foi criada a Rede Ferroviária Federal S.A - RFFSA, estaempresa estendeu a malha ferroviária piauiense até o encontro com Teresina. Não podendo evitar o saudosismo pulsante, ah, como era bom aquele tempo. A viagem, uma verdadeira aventura: no inverno, a...
tracking img