A literatura na alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

RESUMO

Literatura Infantil é um tema que se alastra e vem acompanhando a humanidade ao trazer formas variadas de ensino ou pautando-se pela transmissão de conhecimento, cultura, costumes de cada sociedade. Suas diversas formas fazem parte de todo o cotidiano vivido na atualidade. Uma grande variedade de estilos com propósitos bem definidoscapaz de atingir seu objetivo e agradar seu público com estórias empolgantes e cheias de emoção. Contos de fadas, lendas, fábulas, poesias possuem características essenciais ao encantamento infantil. Diante de tal constatação surge tal propósito de estudo, uma vez que é difícil imaginar alguém que nunca tenha se emocionado diante de um poema ou um texto literário. Assim, à luz de observaçõesteóricas e metodológicas de diversos pesquisadores e estudiosos da área, busca-se averiguar como a literatura em suas variadas formas pode servir como incentivo no processo de aprendizagem, uma vez que possui por si só a característica de seduzir o seu leitor. Enaltece ainda mais tal necessidade de trabalho o fato de que na atualidade, saber ler e escrever é uma necessidade básica para viveradequadamente na sociedade moderna, afinal, tudo gira em torno do conhecimento. Contudo, nem sempre esse processo de aprendizagem da leitura e da escrita aconteceu de maneira simples, clara e com legislação específica. Raramente constata-se a presença do livro de literatura em sala de aula para auxiliar nesse processo.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Literatura Infantil. Alfabetização.

INTRODUÇÃOA emoção de criar é para quem escreve um detalhe muito particular. Há uma crença segundo a qual é melhor escrever sobre as emoções no momento em que o escritor as vive. Porém, às vezes, isso pode se tornar difícil. Comumente, é mais fácil escrever sobre uma emoção temática, aquela à qual o texto se refere. Há uma emoção processual de criar. A imaginação trabalha com a fantasia ou com arealidade. Há textos mais apegados à realidade e outros mais fantasiosos dependendo da imaginação do criador. As obras apegadas à realidade podem ser de ficção ou não.

A literatura tem o papel de desenvolver a consciência cultural nos seres em formação. É a literatura que “dentre as diferentes manifestações da Arte, a que atua de maneira mais profunda e duradoura, no sentido de dar forma e dedivulgar os valores culturais, que dinamizam uma sociedade ou civilização” (COELHO, 1981, p.3).

Segundo Cândido (1995) a literatura é um bem fundamental para o homem. Porque, tal qual a saciação da fome e da sede, ela também garante a sua própria sobrevivência. Segundo o mesmo autor, se alimentação e moradia são bens necessários à sobrevivência física, a literatura é um bem de ordem, deordem cultural, que garante a integridade espiritual do ser humano.

Este estudo problematiza a seguinte questão: Qual o papel da Literatura Infantil na alfabetização em narrativa e poesia?

Buscou-se neste trabalho discutir a narração de histórias, investigando as contribuições importantes da Literatura Infantil para proporcionar às crianças por meio de histórias, incentivo àleitura. Assim, ressalta-se, neste estudo, a beleza do narrar uma história, declamar uma poesia, ou ler uma fábula, compondo a linguagem e a arte, ampliando a sensibilidade cultural das crianças.

Este trabalho segue uma metodologia, de acordo com Gil (1994), de pesquisa e investigação acerca de livros e fontes bibliográficas diversas.

Acerca do objetivo proposto neste trabalho faz-senecessário um estudo aprofundado de alguns itens relacionados ao tema, tais como os aspectos criativos da realidade e da fantasia, pois há textos que fazem referência tanto à realidade, retratando o cotidiano das pessoas, fatos, e momentos históricos, e outros textos falam sobre mundos imaginários, coisas irreais, contos de fadas, por exemplo.

Na Literatura Infantil, a realidade se mistura com a...
tracking img