A literatura infantil e seu papel na formação da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA















A LITERATURA INFANTIL E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA.





























2011
















A LITERATURA INFANTIL E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA.











Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da ULBRA,como requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia.









2011









A LITERATURA INFANTIL E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA.




Resumo

A leitura literária não é fácil de ser descrita, pois, se trata de um tipo especial de leitura. Apesar disso a literatura infantil é muito valorizada por se tratar de uma manifestação humana que merecedestaque entre as demais culturais, sendo assim, tem seu espaço garantido no ambiente escolar.
A literatura é considerada um ato de criação artística e, portanto deve ser estimulada, pois através dela o leitor é conduzido a mundos fascinantes.
O termo leitura literária tem atualmente um sentido amplo e bem abrangente, pois o conceito de leitura vem deixando de ser um ato mecânico ou meramenteinterpretativo e passando a ser uma forma de praticar o conhecimento de mundo. Também é uma maneira de o indivíduo colocar em ação o conjunto de experiências que possui, fazendo isto ele pode refletir sobre o que está lendo.
Não existe, no entanto um momento pré-definido para a iniciação da leitura literária por parte das crianças, ela pode ocorrer antes mesmo da aquisição da linguagem verbal. A poesiapode ser um bom exemplo disso, ela pode ser apreciada desde bem cedo pela criança através das cantigas de ninar, criando assim uma familiarização e um vínculo futuro.
Para que se tenha uma boa relação com textos literários na vida adulta, é fundamental que a criança tenha a oportunidade de ter um contato amplo com os mais diversos tipos de literatura.
Todos os que buscam formar leitoresliterários e estão comprometidos com esta causa devem estar atentos à importância de ser um mediador da leitura.
Nesta perspectiva, surge então a necessidade deste trabalho científico que tem como objetivo principal inserir a leitura literária no contexto infantil e educacional desde bem cedo e mostrar como a leitura literária pode ser uma atividade prazerosa que proporciona em seus leitores assimilaçãodo conhecimento, interiorização e reflexão sobre os textos lidos.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento infantil, leitura literária, literatura infanto-juvenil, lúdico.
























O DESNVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E O CONTATO COM TEXTOS DE GÊNEROS VARIADOS.

Não podemos afirmar que um leitor se formará apenas com o processo da alfabetização,pois a leitura vai bem além da leitura mecânica.
Devemos levar em conta as fases de uma leitura pela qual um sujeito passa no decorrer de seu desenvolvimento intelectual.
Este desenvolvimento se inicia desde os primeiros meses de vida da criança através de estímulos proporcionados pelo seu entorno e a partir daí inicia-se sua trajetória pelo universo da linguagem verbal.
No quese refere à leitura literária, pode-se afirmar que a criança, inicia sua trajetória de maneira bem singular, primeiramente sendo uma leitora de textos orais, ou seja, através das histórias que lhe são contadas, poesias e cantigas, e depois passa a ser leitora de textos escritos.
Em se tratando do leitor infanto-juvenil, o estágio de desenvolvimento cognitivo em que a criança se encontra deveser levado em consideração, e trabalhado os tipos de leituras mais indicadas para cada faixa etária e tipologia do leitor.
A pré-leitura, por exemplo, indica uma fase de leitura marcada pela oralidade e realizada através da audição e também da pseudoleitura. É onde a criança na faixa etária de 02 (dois) a 06 (seis) anos de idade, está centrada apenas em si própria e constrói suas...
tracking img