A linha do tempo do ensino de matemática no brasil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LINHA DO TEMPO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL
A História da Matemática no Brasil ao longo dos tradicionais períodos político administrativo caracteriza-se na “história serial’ pela disposição dos dados ao longo dos cinco séculos. Esta história por tomar como referência o próprio conhecimento matemático, pode ser agrupada em quatro períodos: a matemática jesuíta; a matemática militar; amatemática positivista e a matemática institucionalizada.
A partir da descoberta do Brasil até o ano de 1808, a metrópole proibira em nosso país a criação de escolas superiores, a circulação e impressão de livros, de panfletos e de jornais, bem como a existência de tipografias. O primeiro curso de Artes (um curso de nível mais avançado) fora criado em 1572, no Colégio de Salvador, Bahia, mantidopelos inacianos. Naquele curso estudava-se durante três anos: Matemáticas, Lógica, Física, Metafísica e Ética. O curso conduzia seus alunos ao grau de bacharel ou licenciado.
Em 1573 os jesuítas fundaram um Colégio na cidade do Rio de Janeiro, no qual posteriormente criara-se o curso de Artes. O estudo sistemático das Matemáticas fazia parte do currículo do curso de Artes. Dessa forma, o ensino dasMatemáticas no Brasil começou com os jesuítas. Em algumas escolas elementares foram ensinadas as quatro operações algébricas e nos cursos de Arte foram ministrados tópicos mais adiantados, como por exemplo, Geometria elementar. No ano de 1605 havia nos Colégio de Salvador, Bahia, no de Recife, Pernambuco e no da cidade do Rio de Janeiro aulas de Aritmética. Dentre os tópicos ensinados: Razões eProporções, bem como Geometria euclidiana elementar. Observa-se, portanto, a gradação positiva e permanente do ensino das Matemáticas elementares por parte dos inacianos até o ano de 1757, no qual fora criado no Colégio de Salvador, a Faculdade de Matemática.
A institucionalização do ensino de matemática superior no Brasil ocorreu em 1810. Com efeito, em 4 de Dezembro daquele ano,D. João VI crioua Academia Real Militar da Corte, instituição a partir da qual se desenvolveu o ensino sistemático da matemática no brasil. Esta fora uma das medidas tomadas por D. João que representara um importante avanço para o Brasil, por meio dela houvera a possibilidade institucional de ser ministrado no país, o ensino de ciências e da técnica. A Academia Real Militar fora uma instituição de ensino e regimemilitares e, destinava-se a formar oficiais topógrafos, geógrafos e das armas de engenharia, infantaria e cavalaria para o exército do rei. Fora constituída por um curso de sete anos, assim distribuído: os quatro primeiros anos básicos, o chamado curso matemático e outro militar, de três anos de duração. Esta instituição de ensino e suas sucessoras até se transformar em escola politécnica foramos únicos espaços, no país, onde até o ano de 1933 fora ensinada, de modo continuado, a Matemática superior.
No período de 1811 a 1875, o ensino continuado da Matemática superior no Brasil estivera limitado à cidade do Rio de Janeiro. Somente em 1876 é que o mesmo fora introduzido em Minas Gerais, com a fundação da Escola de Minas de Ouro Preto. No ano de 1894 o mesmo fora introduzido no Estadode São Paulo, quando fora inaugurada, em 15 de Fevereiro de 1894, a Escola Politécnica de São Paulo.
No início do século XX a população urbana começou a crescer rapidamente e sem nenhum planejamento. O país carecia de uma infra-estrutura básica e as cidades tinham aspecto de vilarejos da época da colônia. Prevalecia à influência positivista no meio intelectual. O advento da primeira guerramundial gerou a necessidade de mudanças na ciência e na educação. O momento refletia a precariedade na educação brasileira. Percebia-se que o avanço na Ciência dependia de uma mudança na educação, o que tornava urgente a universalização do ensino primário.
Desde o final do século XIX que, pessoas como o professor Otto de Alencar e Silva,se empenhava em sintonizar o Brasil com o que tinha de mais...
tracking img