A LINGUAGEM DA MODERNIDADE NA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

5048 palavras 21 páginas
Introdução

A palavra “modernidade” guarda sentidos diferentes ao falarmos de arte e literatura, filosofia ou história.
Em história, modernidade é o período que se inicia com as Grandes Navegações. Já a modernidade filosófica tem sua origem com a ascensão da burguesia. Na literatura, consideramos modernidade o momento que muitos artistas criam seus textos literários procurando romper com toda a tradição anterior, ansiando por uma arte sem heranças do passado.
A literatura da modernidade, no quadro da literatura brasileira, poderia incluir o Simbolismo, o Pré-Modernismo e o Modernismo, além de encontrar ressonâncias em alguns escritores realistas, românticos e até árcades.
Como principais características destacam-se:
Libertação da ordem espacial, temporal e objetiva;
A diminuição das diferenças entre a proximidade e a distância, entre terra e céu.
O sentimento de ruptura com o mundo, que se alia à linguagem poética da modernidade, construindo um poema em que a figura do poeta aparece como alguém à margem da sociedade, mais crítico, engajado em uma causa social.
Assim, ao falarmos de modernidade na escola, devemos ter claro o seu contexto de uso. Além disso, devemos ver que os textos literários constroem uma imagem do ser humano em sociedade, de suas caminhadas e descobertas pelo mundo.
A presente antologia procura, portando, apresentar obras poéticas, sob o tema “morte” de consagrados poetas, como: Fernando Pessoa, Mário de Andrade, Manuel bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Alphonsus de Guimarães, Vinicius de Moraes, Ferreira Gullar, que contemplem os traços da modernidade. 1. FERNANDO PESSOA

Vida

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu no dia 13 de Junho de 1888 em Lisboa. Faleceu na sua cidade natal, no dia 30 de Novembro de 1935. Mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português. Com seis anos, Fernando Pessoa foi para a África do Sul, onde aprendeu

Relacionados

  • Devolução de crianças, uma configuração: entre a fantasia da adoção e a vinculação fraturada
    36391 palavras | 146 páginas
  • Jos Joaquim Gomes Canotilho Direito Constitucional
    407290 palavras | 1630 páginas