A lingua portuguesa nos anos iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
O estudo deste projeto tem como objetivo apontar o trabalho lúdico como uma alternativa pedagógica a ser trabalhado com crianças na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental em sala de aula, com dificuldades no aprendizado e apontar à necessidade de tornar as aulas mais prazerosas.
“As maiores aquisições de uma criança são conseguidasno brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade (Vygotsky, 1998)”.
2. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APREDIZAGEM
Que relações pode o jogo estabelecer com a Educação? Qual é o papel da atividade lúdica na aprendizagem e no desenvolvimento humano? Afinal, sala de aula pode ser um lugar de brincar? E se for, qual é o papel do professor? Como o jogoentra no planejamento da aula?
É necessário lembrar que o termo lúdico etimologicamente é derivado do Latim "ludus" que significa jogo, divertir-se e que se refere à função de brincar de forma livre e individual, de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência. 
O lúdico é uma necessidade humana que proporciona a interação da criançacom o ambiente em que vive, sendo considerado como meio de expressão e aprendizado. As atividades lúdicas possibilitam a incorporação de valores, o desenvolvimento cultural, assimilação de novos conhecimentos, o desenvolvimento da sociabilidade e da criatividade. Assim, a criança encontra o equilíbrio entre o real e o imaginário e tem a oportunidade de se desenvolver de maneira prazerosa.Atividades lúdicas criam um clima de entusiasmo, é este aspecto de envolvimento emocional que torna a ludicidade um forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração e euforia.
Como pratica pedagógica, tem como objetivo fazer com que a criança tenha mais interesse em aprender certa disciplina na qual está com dificuldades no aprendizado, pois a criança só aprende o que lhe dá prazer.Conforme Winnicott (1995), o lúdico é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo.
É através do lúdico que a criança canaliza suas energias, vencendo suas dificuldades, assim, modificando sua realidade. Levando com isso o aluno a sentir satisfação em descobrir um caminho interessante no aprendizado.
Portanto éimportante dizer que o lúdico serve como uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças. É uma necessidade humana proporcionando a interação do aluno com o ambiente em que vive, sendo considerado como meio de expressão e aprendizado. Possibilitando a incorporação de valores, o desenvolvimento cultural, assimilação de novos conhecimentos,desenvolve a sociabilidade e a criatividade.
Segundo Kishimoto,
[...] no contexto cultural e biológico as atividades são livres, alegres e envolve uma significação. É de grande valora social, oferecendo possibilidades educacionais, pois, favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo preparando para viver em sociedade, participando equestionando os pressupostos das relações sócias. (1994, p.13)
Diz ainda que,
O lúdico é um instrumento de desenvolvimento da linguagem e do imaginário, como um meio de expressão de qualidades espontâneas ou naturais da criança, um momento para observar a criança que expressa através dele sua natureza psicológica e suas inclinações. Momento, esse, de aprender valores importantes, socializaçãoe a internalização de conceitos de maneira significativa. Kishimoto (1994).
É através da aula lúdica, que o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade. Sendo sujeito do processo pedagógico, no aluno é despertado o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.
Podemos citar também que Gilda Rizzo (2001) diz o seguinte sobre o lúdico:
"... A...
tracking img