A LINGU STICA E O ENSINO DA L NGUA PORTUGUESA

2505 palavras 11 páginas
A LINGUÍSTICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
1Andrew Serra
2Stephany Dantas
3Tatiana Gonçalves
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo expor os caminhos percorridos pela Linguística desde sua criação, as correntes de pensamento que a norteiam, as diferentes ramificações que dela vieram, a forma como foi tomando seu espaço no Brasil, até firmar suas ideias e revolucionar o ensino da Língua Portuguesa.
O texto é baseado no artigo “A Linguística e o Ensino da Língua Portuguesa como Língua Materna”, do renomado linguista brasileiro Rodolfo Ilari.
PALAVRAS-CHAVE: Linguística. Língua. Ensino.
INTRODUÇÃO
A linguagem é a forma pela qual o ser humano se comunica, através da fala, gestos, imagens, poesias, músicas; é a forma pela qual ele se expõe e deixa sua marca no mundo.
A Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana, baseia-se em observações conduzidas através de métodos com fundamentação em uma teoria. Sua função é estudar toda e qualquer manifestação linguística como fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico. É uma ciência nova e, por isso, trilhou um caminho de muita resistência no mundo acadêmico e no ensino escolar; revolucionou o ensino da língua no mundo e no Brasil.
O presente artigo tem como objetivo expor os caminhos percorridos pela Linguística desde sua criação, as correntes de pensamento que a norteiam, as diferentes ramificações que dela vieram, a forma como foi tomando seu espaço no Brasil, até firmar suas ideias e revolucionar o ensino da Língua Portuguesa.
O texto é baseado no artigo “A Linguística e o Ensino da Língua Portuguesa como Língua Materna”, do renomado linguista brasileiro Rodolfo Ilari.
1 HISTÓRICO DA LINGUÍSTICA NO BRASIL
A linguística passa a ser reconhecida como estudo científico, com Saussure, a partir da divulgação das suas ideias na obra Curso de Linguística Geral, na qual é definido o objeto dessa nova ciência: a língua; e a metodologia de investigação que são o estudo sincrônico

Relacionados