A Lingu Stica Hist Rica Como Ferramenta De Ensino Da L Ngua Portuguesa

1725 palavras 7 páginas
Universidade Estadual de Goiás
Curso: Letras Série: 2º
A Linguística Histórica como Ferramenta de Ensino da Língua Portuguesa
Professor: Silvair Felix
Aluno: Rogério R. Rosa
Anápolis/2014

Universidade Estadual de Goiás
Curso: Letras Série: 2º
A LINGUÍSTICA HISTÓRICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Trabalho apresentado ao curso de licenciatura em letras, da Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis, da Universidade Estadual de Goiás, como requisito final para nota da 4ª V.A.

Professor: Silvair Felix
Aluno: Rogério R. Rosa
Anápolis/2014

A LINGUÍSTICA HISTÓRICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Uma das grandes questões relativas ao ensino de Língua Portuguesa atualmente, diz respeito ao próprio conteúdo e forma de ensino da mesma. Instaurada sob uma tensão que coloca como opostas a norma culta e o português vernacular. Nos propomos nesse trabalho demonstrar a importância da linguística histórica não só como método de pesquisa científico, mas como uma importante ferramenta didático-pedagógica na tentativa de superar essa dicotomia em sala de aula. Com esse intuito buscaremos um diálogo entre autores como Ferdinand Saussure, pioneiro da linguística sistêmica, Marcos Bagno e a questão do preconceito linguístico e Rosa Virginia Matos e Silva (...).

A importância de se estudar a história de uma língua parece-nos óbvia tendo em vista quão vasta pode ser a contribuição de origem das palavras, descendências, etimologia etc. Ao longo de sua história a língua portuguesa vem sofrendo significativas modificações no campo semântico, no morfológico e no ortográfico. Sendo assim, até que ponto a linguística histórica pode contribuir nessa manutenção e melhor uso da língua? Um mergulho amparado por teóricos afirmam ser possível se posicionar na língua pelo viés da linguística histórica nos possibilita abrir uma possibilidade de resposta para a questão acima mencionada. A linguística

Relacionados

  • werdddd
    8365 palavras | 34 páginas
  • welbert
    8365 palavras | 34 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas