A leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO LUIS DE FRANÇA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PEDAGOGIA EMPRESARIAL 

METODOS DE LEITURA: UMA ANALISE ATRAVES DA PROVA BRASIL DE 2005, NO MUNICÍPIO DE ARACAJU

Aracaju
2011
SEMIRAMES MATOS ACCIOLY LINS SANTOS

METODOS DE LEITURA: UMA ANALISE ATRAVES DA PROVA BRASIL DE 2005, NO MUNICÍPIO DE ARACAJU

Trabalho de conclusão de curso apresentadoà Faculdade São Luís de França como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Especialista em Gestão escolar e Pedagogia Empresarial.

Orientador: Prof. Bernardo de Jesus da Silva Filho

Aracaju
2011
SEMIRAMES MATOS ACCIOLY LINS SANTOS

METODOS DE LEITURA: UMA ANALISE ATRAVES DA PROVA BRASIL DE 2005, NO MUNICÍPIO DE ARACAJUTrabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade São Luís de França como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Especialista em Gestão escolar e Pedagogia Empresarial.

Nota:

PARECER..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Aracaju, 21 de Setembro de 2011

Professor Especialista Bernardo de Jesus da Silva Filho
Orientador /Examinador/FSLF
METODOS DE LEITURA: UMA ANALISE ATRAVES DA PROVA BRASIL DE 2005, NO MUNICÍPIO DE ARACAJU

Semirames Matos Accioly Lins Santos[1]

RESUMO

O presente artigo foi desenvolvido através de uma pesquisa sobre a leitura, tendo o objetivo de investigar as razões pelas quais os professores do ensino fundamental em escolas públicas estão deixando de lado práticas de ensino da leitura.Cada vez mais os professores, principalmente os que são formados pelo ensino superior, recebem instrução para levar a prática da leitura para a sala de aula. Entretanto isso não vem ocorrendo. Mediante a tal situação a pesquisa, que serve de base para tais conclusões, foi aplicada em duas escolas do município de Aracaju, tendo como base de escolha a Prova Brasil de 2005, da língua portuguesa. Nestetrajeto investigativo, foram pesquisadas a escola com maior e o menor índice da prova Brasil de português. O presente trabalho, mostra opiniões de autores como: Cagliari, Paulo Freire, Cardoso e Ednir, Sylvie Delacours Lins, Rosélia Costa e Rui Verlaine, Renata Junqueira Souza, Isabel Solé, Sônia Kramer, Elisabeth Baldi e José Juvêncio em relação à leitura.
Além desse autores, alguns métodostradicionais e os mais evoluídos e libertadores também foram abordados. Por fim, este projeto busca demonstrar um pouco da leitura, de alguns autores que fala dela, de métodos e praticas da leitura.

Palavras-chave: Leitura. Prova Brasi. Professores. Praticas de leitura.

RESUMEN
Este articulo fue desarrollado a través de uma investigación sobre la lectura, com El fin de investigar las razonespor las que los maestros de primaria em las escuelas publicas se están alejando de las prácticas de enseñanza da la lectura. Mas y más profesores, sobre todo las formadas por la educación superior, reciben instrucción para tomar la practica de la lectura para El aula. Sin embargo, esto no há sucedido. Por tal situación, la investigación, que ES la base de estas conclusiones se llevó a cabo em...
tracking img