A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICOS-DIRCURSIVAS DOS ALUNOS EM SALA DE AULA

652 palavras 3 páginas
A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICOS-DIRCURSIVAS DOS ALUNOS EM SALA DE AULA

William Duarte Ferreira1; Orison Marden Bandeira de Melo Junior2
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados parciais do projeto A leitura e o desenvolvimento das competências linguístico-discursivas dos alunos em sala de aula, realizado por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Esse projeto surgiu a partir da percepção da dificuldade que inúmeros alunos possuem de enxergar elementos extratextuais, ficando suas leituras/análises limitadas aos elementos explícitos. Na intenção de que as atividades realizadas no projeto estivessem de acordo com essa problemática, foram utilizados como suporte teórico, conceitos básicos apresentados por Bakhtin (1997) e Bakhtin/Volochinov (2006), tais como o de ideologia, signo ideológico e enunciado. Tais conceitos foram escolhidos por estarem intrinsecamente ligados aos elementos que vão além da simples decodificação de um texto. As ideologias presentes em um enunciado, por exemplo, podem não ser observadas pela deficiência de relacionar aquilo que está sendo lido com o meio social, já que muitas vezes o aluno não se dá conta de que “tudo que é ideológico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo” (BAKHTIN, 2006, p. 29, grifo do autor).
2. OBJETIVOS
Este projeto visa auxiliar os alunos a desenvolver competências linguístico-discursivas no que se refere à leitura, à compreensão e à produção de textos, além de promover uma melhor formação ao bolsista de Iniciação à Docência (ID) a ele vinculado.
3. METODOLOGIA
Visando o bom desenvolvimento das atividades, bem como um melhor planejamento delas, decidiu-se que o projeto seria dividido em duas etapas, sendo uma delas aplicada durante o primeiro semestre do ano letivo e, a segunda, no segundo semestre. Em cada etapa o foco recairia em gêneros discursivos, temas e conceitos antes estabelecidos

Relacionados

  • Trabalho
    16844 palavras | 68 páginas