A LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 37 (9212 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

A LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR


FERRAZ, Genilda Carmem da Silva e Souza. Literatura na Educação Infantil. 2014. 35 folhas. Projeto de Ensino Pedagogia – Licenciatura – Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná. Barra de São Francisco, 2014.

RESUMO
Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação,a leitura é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo. Liga o senso crítico na tomada: livros, nos ajuda a entender o mundo e nós mesmos, além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação, aumenta o vocabulário: graças aos livros,descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos, estimula a criatividade, ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias emocionam e causam impacto: quem já se sentiu triste ou feliz ao final de um romance sabe o poder que tem um bom livro, muda a vida. Quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para otrabalho e para a vida, além de facilitar a escrita, ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita, ou seja, que lê mais escreve melhor.

Palavras chaves: Educação, Leitura, Desenvolvimento, Livros e Histórias






SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 19

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 21
2.1 A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DE LER 21
2.2 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA 22
2.3 A LEITURA EM SALA DE AULA 26
2.4CONSIDERAÇÕES SOBRE LEITURA 29
2.5 ESTRATÉGIAS DE LEITURA 30
2.6 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A CRIANÇA 31
2.7 ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL 34
2.8 BIBLIOTECA ESCOLAR 37

3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 40
3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA 40
3.2 JUSTIFICATIVA 40
3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO 43CONSIDERAÇÕES FINAIS 45

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 47





1 INTRODUÇãO
Neste trabalho, buscou-se destacar a leitura em seus diversos aspectos e possibilidades, demonstrando a importância do hábito de ler, pois a leitura constitui uma ferramenta indispensável à vida em sociedade.
A leitura tem papel fundamental para o aprendizado, pois leva a criança ao conhecimento científico e ao conhecimento do mundo,o qual ira gerar novos conhecimentos para ela.
Através do hábito de ler, o individuo constrói seu conhecimento e aprende a exercer seus direitos e deveres. Sabe-se também que a leitura é uma condição prévia para a escrita, pois bons leitores geram bons escritores.
O ato de ler deve ir além da leitura de letras, de palavras, levando a criança à leitura do mundo, de sociedade, pluralidade cultural,possibilitando assim, o desenvolvimento do senso crítico.
Muitas vezes é precária a exploração pedagógica de diferentes tipos de textos e meios em que costumam ser veiculados, no ambiente escolar, uma vez que a interação com diferentes tipos de textos leva o aluno a estabelecer significados mais coerentes á leitura, ao mesmo tempo em que amplia o seu campo de conhecimento e o hábito de ler.
Nestetrabalho discutiu-se quais atitudes direcionam o educador na formação de crianças leitoras e considerar que o ensino de leitura deve estar associado a práticas que estimulem a compreensão do mundo, a criatividade, a autonomia, a curiosidade, a formulação de hipóteses de sentido, a verificação dessas hipóteses, a busca de significações e informações, o uso de estratégias, para que toda e qualquerleitura seja proficiente, significativa e proveitosa, pois a criança, segundo o período operatório concreto de Piaget, começa a desenvolver operações de pensamento lógico que podem ser aplicadas a problemas reais e concretos.
Neste sentido, destacam-se alguns elementos que estão envolvidos no desenvolvimento dos alunos leitores como: a importância do hábito de ler na escola, a leitura em sala...
tracking img