A leitura na universidade e suas concepções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
CURSO: GRADUAÇÃO TECNOLOGICA DE RECURSOS HUMANOS





KELLY CRISTINA FERREIRA DE ANDRADE






FICHAMENTO
A LEITURA NA UNIVERSIDADE
NOVASCONCEPÇÕES DE LEITURA









FORTALEZA
2012


FICHAMENTO
A Leitura na Universidade
Novas concepções de leitura

“Durante muito tempo, ler foi entendido como decodificar, isto é,descobrir o significado das palavras, uma a uma”. (p.15)

“Isso justifica os antigos exercícios escolares em que o professor pedia ao aluno que copiasse, no caderno, todas as palavras desconhecidas e,feita a lista, procurasse, no dicionário, o significado (descontextualizado) de cada uma delas”. (p.15)

“Essa postura, utilizada durante muito tempo pela escola tradicional, foi responsável pelamemorização (e, não, a discussão) de informações contidas nos livros didáticos das mais diferentes disciplinas e pela elaboração de provas que exigiam simples repetição de conteúdos”. (p.15)
“Ao invésde ir pensando junto com autor, o leitor fica ensimesmado em seus próprios pensamentos, escutando apenas sua voz interior e, depois, atribui ao autor opiniões coincidentes com suas crenças e juízos,apesar de o texto apresentar elementos formais que não permitiam essa conclusão (Kleiman, 2000, p.66)”.

“A aprendizagem de leitura, segundo Maria Helena Martins no seu livro, O que é leitura, vemquando a curiosidade se transforma em necessidade e esforço para alimentar o imaginário, desvendar os segredos do mundo e da a conhecer o leitor a si mesmo através do que lê e de como lê”. (p.18)“Dado que o trabalho de leitura, na universidade pretende levar a analise de textos (principalmente teóricos) em profundidade, e preciso que o estudante se conscientize que o ato de ler exige método”.(p.21)

“A noção de etapas de leitura esta estreitamente ligada à noção de agendamento de tarefas e agendamento de tempo, negligenciados, em geral, pelo ingressante na universidade, não treinado...
tracking img