A leitura de mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Discente: Maria Regina A. T. Teodoro

Pedagogia, 7º termo, noturno – 2011

A SALA DE AULA, A LEITURA DE MUNDO E O ENSINO DE HISTÓRIA

Esta redação é uma retrospectiva parcial das leituras de textos e participação nas aulas expositivas/discursivas da UC Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino deHistória na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentada nos autores e discursos do bloco dois: História do Ensino de História; A História enquanto disciplina escolar; diferentes concepções de história e de ensino.

Sintetizando os discursos e debates das aulas, pode-se resumir o título e o tema acima conforme as exposições dos seguintes conceitos: tempo histórico,os quais refletem diferentes percepções ideológicas de História, sua estrutura e constituição. O historiador como pessoa do seu tempo, o qual investiga os fatos, articulando-os aos fundamentos de seus métodos de pesquisa e acomodando-os as diferentes concepções de história e aos fins didáticos.

Breve olhar sobre o Tempo Histórico

A história é constituída a partir de memórias. É a partirdos vestígios preservados pelo tempo que a história é construída/reconstruída. Pois, os historiadores se valem de fontes de investigação como: arquivos, documentos, fotos, marcas deixadas pelo tempo, pistas, depoimentos (história de vida como fonte de informação), etc. Tais fontes são conteúdos e ferramentas indispensáveis para a reconstituição do passado, como uma leitura do mundo antigo(passado), para melhor compreensão de um mundo novo (presente).

Durante o curso tivemos vários estudos sobre a construção do historiador, a partir da operação historiográfica. O exemplo de Ariès, o qual sua leitura de mundo, partiu do aprendizado doméstico para as Ciências Humanas de compreensão da sociedade no âmbito da escola, e por intermédio dos veículos de comunicação de seu tempo. Ele aprendeue passou a ensinar que a história não tem a especificidade de lidar só com o passado, mas também nos fazer refletir sobre as mudanças contemporâneas ou/e atuais.

Assistimos também ao filme: “Uma cidade sem passado”. No filme, o trabalho desenvolvido por Sonia, reflete a maneira como o historiador estabelece relações com o passado por meio de diferentes memórias, impressos, documentos, objetos,etc. A busca de revisão da história feita pela protagonista nos mostra como se dá o processo de construção da memória coletiva, do esquecimento e do silêncio.

Portanto, meu conhecimento nesse período me fez compreender melhor como todo acontecimento é conseqüência de uma causa, a qual o historiador deve investigar as origens. Pois que, nada é novo, os acontecimentos atuais são atravessados porinfluências do passado.

Reflexão sobre o Ensino de História nos anos iniciais do EF

Pensar as diferentes temporalidades, e entender que não existe tempo único, e sim múltiplas temporalidades, nos leva a refletir sobre a complexidade de descobertas e conhecimentos que a Disciplina de História apresenta, e que ensinar história para crianças não é tarefa das mais fáceis. Tendo em vista, que otrabalho do professor não pode mais se resumir apenas em repassar os conteúdos aos alunos, e sim, estimular neles a interpretação, a crítica e a criatividade, pois, "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção e/ou a sua construção" (FREIRE, 1996, p. 47).

Apesar de se tratar de uma disciplina que na maioria das vezes desperta curiosidades einteresse entre os alunos do ensino fundamental, contudo, há momentos em que os mesmos fazem objeções sobre o porquê ter que aprender acontecimentos e coisas do passado. Por que memorizar tantas datas? O que tenho a ver com esses fatos; ou o que isso tem haver com a minha vida?E assim por diante.

É nesse sentido, que como futura educadora devo buscar entender as diferentes concepções de...
tracking img