A leitura, de alberto caldas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1.
O texto trata-se
Cumprir essa programação é uma maneira de unir o útil na carreira ao agradável para os sentidos. Você sai da rotina do trabalho, deleita seus ouvidos com outra coisa quenão o som do teclado do computador e valoriza seu currículo. Outro motivo importante para ficar ligado nos movimentos da leitura em nosso dia a dia é que eles são reflexos de tendênciascomportamentais do mundo lá fora. Nos últimos anos, o ensino de Língua (seja ela portuguesa ou estrangeira) tem passado por inúmeras modificações. Com a publicação de documentos oficiais (PCNs e OCNs), surge umnovo enfoque, com base em perspectiva textual e, sobretudo, contextual, o que ocasionou diversas mudanças  nos parâmetros norteadores do ensino e, consequentemente, novas estratégias de ensino daleitura que nos cercam nos dias de hoje.

De que trata o texto?
O texto trata da forma como uma leitura deve ser encarada ( do ponto de vista do autor) e sustenta que a leitura só existe quando há umembate entre o leitor e o texto.
Cite e comente três argumentos utilizados pelo autor para defender sua tese.
Argumento 1: “Concordar com o texto é traí-lo e é, antes de tudo, trair-se...”Argumento 2: “...só negando o outro podemos confirmá-lo e nos confirmar, transformar a não-leitura em leitura: aquilo que antes é só possibilidade torna-se, através de mim e por mim, realidade...”Argumento 3: “A leitura é diálogo de discordância. Sem discordância não há entendimento.”
Explique a que conclusão o autor chega?
O autor conclui que um texto não existe, ele é um “não-texto” em suaspalavras, a não ser que quem o leia contribua com seu eu, com sua vida, com seu debate, com seu avanço. O texto só vai ser texto se quem o ler o renegar e contribuir com sua própria essência ao que aliestá expresso.

O leitor tem direito de interpretar o texto como quer?
O texto permite qualquer leitura (toda leitura é legitima)?
De que forma a questão levantada pelo autor se relaciona com a...
tracking img