A lei de newtown

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História

Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.
Newton usando as três leis, combinadas com a lei da gravitação universal, demonstrou as Leis de Kepler, que descreviam o movimento planetário. Essa demonstração foi a maiorevidência a favor de sua teoria sobre a gravitação universal.
[editar]Primeira Lei de Newton

Em uma pista de boliche infinita e sem atrito a bola não pararia até que uma força contrária ao movimento fosse efetuada.
“ Lex I: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare. ”
“ Lei I:Todo corpocontinua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.[2] ”
Conhecida como princípio da inércia,[3] a Primeira lei de Newton afirma que a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante. Consequentemente:
Um objeto que estáem repouso ficará em repouso a não ser que uma força desequilibratória aja sobre ele.
Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força desequilibratória aja sobre ele.
Newton criou a primeira lei para servir de referencial para as leis seguintes. A primeira lei postula a existência de pelo menos um referencial chamado Newtoniano ou referencial inercial,relativo a isso o movimento de uma partícula não submetida a forças é uma linha reta com velocidade constante.[4][5]
“ Em todo universo material, o movimento de uma partícula em um sistema de referencia preferencial Φ é determinado pela ação de forças as quais foram varridas de todos os tempos quando e somente quando a velocidade da partícula é constante em Φ. O que significa, uma partículainicialmente em repouso ou em movimento uniforme no sistema de referencia preferencial Φ continua nesse estado a não ser que compelido por forças a mudá-lo.[6] ”
As leis de Newton são válidas somente em um referencial inercial. Qualquer sistema de referencia que está em movimento uniforme respeitando um sistema inercial também é um sistema referencial,i.e. Invariância de Galileu ou o princípio darelatividade Newtoniana.[7]
A lei da inércia aparentemente foi percebida por diferentes cientistas e filósofos naturais independentemente.[8]
[editar]Segunda Lei de Newton

Ao fazer uma força sobre um objeto, quanto menor a massa, maior será a aceleração obtida. Fazendo a mesma força sobre o caminhão de verdade e o de brinquedo resultará em acelerações visivelmente diferentes.
“ Lex II: Mutationemmotis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur. ”
“ Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.[9] ”
A segunda lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica,[3] afirma que a força resultante em uma partícula é igual a razãodo tempo de mudança do seu momento linear p em um sistema de referência inercial:

onde, já que a lei é valida somente para sistemas com massa constante,[10][11][12] a massa, por ser uma variável, pode ser retirada da derivada. Assim,

onde F é a força resultante aplicada, m é a massa do corpo e a é a aceleração do corpo. Portanto conclui-se que a força resultante aplicada no corpo produz umaaceleração proporcional.
Qualquer massa ganhada ou perdida pelo sistema causará uma mudança no momento linear que não será resultado de uma força externa. Uma equação diferente é necessária para sistemas de massa variável.
A segunda lei de Newton precisa de modificações se os efeitos da relatividade especial forem considerados, devido ao fato de, em velocidades altas, a aproximação de que o...
tracking img