A Jun O Do Tecido Cortical Mais Uma Pir Mide Renal Representam Um Lobo Renal

431 palavras 2 páginas
Lobo e lóbulo e corpúsculo renal

A junção do tecido cortical mais uma pirâmide renal representam um lobo renal. Então um rim possui muitos lobos renais. Já um lóbulo renal vai possuir um raio medular que ao seu redor possui o tecido cortical e vai ser delimitado por artérias interlobulares.
Os túbulos uriníferos são divididos em duas partes, os Néfron e os tubos coletores, a função deles é formar a urina. É uma estrutura muito contorcida, cheia de dobras, nesses túbulos passa fluidos, que através de reações químicas tem como seu produto final a urina. Os néfrons, de acordo com a localização dos seus corpúsculos renais e do comprimento da alça de Henle, vão possuir dois tipos, os néfrons corticais, que são os mais curtos e os justamedulares, que são os mais longos. O Néfron vai ser constituído por corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e o túbulo contorcido distal. O túbulo coletor conecta o túbulo contorcido distal aos segmentos corticais ou medulares dos ductos coletores.
O corpúsculo renal possui um glomérulo que é um enovelamento de capilares, esse glomérulo vai ser revestido por uma cápsula de bowman. A estrutura dessa cápsula vai ser composta por dois folhetos, sendo um interno, feitos de tecido epitelial modificado chamado de podócitos, que estar acoplado ao glomérulo e o externo que vai ser composto por células epiteliais simples. Entre os folhetos existe um espaço capsular que possui um liquido filtrado da parede dos capilares e do folheto visceral. O filtrado sai do glomérulo vai para o espaço de Bowman e cruza uma barreira de filtração. Em cada corpúsculo renal existe um pólo vascular e um urinário, no pólo vascular entra arteríola aferente na qual irriga o glomérulo, e sai arteríola eferente na qual drena o glomérulo, já no pólo urinário drena o espaço Bowman, ele é uma continuação do corpúsculo renal com o túbulo proximal.
Os capilares do glomérulo são do tipo fenestrado. Entre as células do endotélio e os podócitos,

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas