RESENHA CRÍTICA
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Intodução. In.: A invenção do Nordeste e outras artes. 3ª Ed. Recife: FJN, São Paulo: Cortez, 2006, p. 19-37.
Durval Muniz de Albuquerque Júniornasceu em Campina Grande, Paraíba, em 22 de junho de 1961, possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado e doutorado em História pela UniversidadeEstadual de Campinas. Atualmente é colaborador da Universidade Federal de Pernambuco e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como também atua na presidência da ANPUH –Associação Nacional de História. Sua experiência na área de História tem como ênfase Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, nordeste, masculinidade,identidade, cultura, biografia histórica e produção de subjetividade. 
Embasando o texto por completo, o autor irá mostrar como no inicio da década de 90, o Nordeste ainda não existia, pois na realidade nãose pensava em “Nordeste”, nem muitos menos eram percebidos os “nordestinos”. O que se tinha freqüente em meio à população era o costume de chamar qualquer pessoa ou tradição que vinha de lugares acimado sul e sudeste, de nortista. Aos poucos essa região desconhecida passou a se desenvolver, sendo gerado a partir de: discursos jornalísticos, artísticos, científicos e literários, como também namídia em geral, sobretudo com os regionalistas da época. Ao longo dos anos, foram sendo formados estereótipos, como o autor coloca, para caracterizar e intitular os ditos nordestinos. Cabeça-chata,sertanejo pobre, raquítico, amarelo, miserável, ignorante são apenas alguns dos muitos que podem definir tamanho preconceito, gerando uma visão oposta do homem civilizado e educado da região Sul-Sudeste. Oautor escreve: “É, parece que nossa escritora, defensora da ‘Nordestinidad’, Rachel de Queiroz, tem razão: a mídia tem o olho torto quando se trata de mostrar o ‘Nordeste’, pois eles só querem... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). A invenção do nordeste - resenha crítica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Inven%C3%A7%C3%A3o-Do-Nordeste-Resenha/755499.html

MLA

"A invenção do nordeste - resenha crítica" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Inven%C3%A7%C3%A3o-Do-Nordeste-Resenha/755499.html>.

MLA 7

"A invenção do nordeste - resenha crítica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Inven%C3%A7%C3%A3o-Do-Nordeste-Resenha/755499.html>.

CHICAGO

"A invenção do nordeste - resenha crítica." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Inven%C3%A7%C3%A3o-Do-Nordeste-Resenha/755499.html.