A intervenção e os desafios do assistente social junto às pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A intervenção e os desafios do Assistente Social junto às Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho.

Daisy Cristina Braga; Juliana Andrade Silva; Roberta Fonseca;Rosana Wrobleski; Silmara Marchesin Passetti.

Resumo: O presente artigo aborda como as pessoas com deficiência eram discriminadas erroneamente na Antiguidade até os dias atuais. Destaca os avançosem sua trajetória recente, tendo como referência a intervenção do Assistente Social na perspectiva de assegurar direitos preconizados na Constituição Federal e em legislações específicas. Refleteainda, acerca da inserção no mercado de trabalho através de Políticas de Cotas.

Palavras – chave: Pessoa com deficiência; Exclusão; Assistente Social; Ação Social; Inclusão.

1. ConsideraçõesIniciais
A pessoa com deficiência ainda é vista na sociedade com preconceito, embora tenha tido avanços através de legislações e cuidados por meio de políticas sociais.
Importante se fazoportunizar a igualdade por meio de um processo pelo qual o sistema geral da sociedade – o meio físico e cultural, a habilitação e reabilitação, o transporte, os serviços sociais e de saúde, o acesso aeducação e trabalho, a vida social, instalações públicas e privadas – sejam de acesso a todos.
A inclusão das PCD’s no mercado de trabalho tem sido extremamente positivo, ainda que nem todostenham acesso ou se enquadrem no perfil.
È de suma importância, no contexto em que se configuram novos desafios ao assistente social, o papel deste profissional no âmbito das deficiências, sejapossibilitando a inclusão da PCD na sociedade em geral, como na qualidade em defesa dos direitos desses sujeitos.



2. Quem é a Pessoa com Deficiência

Pessoa com deficiência é aquela queapresenta em caráter permanente, perdas ou reduções de sua estrutura e função anatômica fisiológica, psicológica ou mental que geram incapacidade e limitações para certas atividades consideradas normal...