A intertextualidade como recurso persuasivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTERTEXTUALIDADE COMO RECURSO PERSUASIVO
NA PUBLICIDADE DA BOM BRIL

DE NADAI, Manuela.




Resumo: Este artigo objetiva apresentar uma análise da intertextualidade presente nos anúncios impressos da Bom Bril, como recurso retórico no processo de persuasão do leitor.

Abstract: This work is about an intertext met at printed announcements of Bom Bril, as consumer's rhetorical resourceand persuasion.


Palavras-chave: retórica, discurso, intertextualidade, linguagem.



















1. Introdução
O sentido de textualidade para os estudos da linguagem não referem-se somente ao texto escrito ou falado. Textualidade, para Fiorin, é tudo o que é passível de significação[1]. Portanto, imagens, sons, cores, formas, composições, música, poesia tambémsão reconhecidos como textos, passíveis de interpretação. Quando tratamos de textualidade nos anúncios veiculados em revista pela agência de publicidade W/Brasil, estamos nos referindo à imagem fotográfica, ao texto publicitário, à composição do anúncio, ao layout textualidades, formando uma textualidade que podemos chamar de “anúncio de revista”.
Porém, uma das coisas que mais chamam a atençãona publicidade da marca Bom Bril é o diálogo que o anúncio (a sua criação) estabelece com outras textualidades. A intertextualidade, essa “conversa” entre as textualidades é que acaba acontecendo como elemento que atrai a atenção do leitor e estabelece uma conexão entre os repertórios ou conhecimentos que o leitor possui acerca de outras áreas como a pintura, a teledramaturgia, a cultura demassas. A intertextualidade acaba sendo o elemento retórico de maior força da criação da Bom Bril. Para isso, selecionamos dois anúncios em que há referências ao quadro de Da Vinci, a Monalisa, do amaciante de roupas Mon Bijou; e à minissérie Hilda Furacão, da esponja de aço Bombril.








[pic]




[pic]

2. Retórica, discurso e publicidade
A arte da retóricanasceu na Sicília, em meados dos séc. V 384- 322 a.C., foi sistematizada por Aristóteles, quando a política dos tiranos cedeu lugar à democracia. No mundo grego, a oratória veio a ser uma necessidade fundamental do cidadão, que teria de defender seus direitos nas assembléias. Pouco a pouco, começaram a surgir profissionais da retórica – os primeiros advogados (gr. synegoros ou syndikos) –, queainda não representavam seus clientes na tribuna, mas orientavam os seus discursos, quando não os escreviam totalmente, obrigando os clientes a decorá-los, para realizar uma exposição correta e obter ganho de causa[2].
Aristóteles formulou pela primeira vez um conceito de retórica como “arte e ciência da persuasão, a serviço da própria expressão da verdade”, distinguindo-a dos demaisramos das ciências, mormente da dialética e da lógica. “Vê-se, pois, que a Retórica não se enquadra num gênero particular e definido, mas que se assemelha à Dialética. Igualmente manifesta é sua utilidade. Sua tarefa não consiste em persuadir a propósito de cada questão, como sucede com todas as demais artes”. [3]
Segundo Aristóteles, temos quatro tipos de discurso: o lógico, o dialético, o poéticoe o retórico.
O discurso lógico, que é o método pelo qual se atinge uma certeza absoluta, no qual a conclusão do “juiz” (no caso, o leitor da revista) é tida como verdade. No anúncio da Bom Bril, o fato de realmente existir um produto concreto (esponja de aço) e que uma determinada promessa pode ser cumprida (limpar pratos, panelas e talheres com eficiência) já caracteriza um discurso lógico.No discurso dialético de Aristóteles, o objetivo é criar um contradiscurso, ou seja, existe uma situação (tese) que é a de um leitor que é imaginado como um indivíduo não possuidor do produto e que contra essa tese (uma antítese) é apresentada uma proposta de necessidade do produto. A síntese é a compra do produto ou pelo menos a fixação do conceito da marca para ser posteriormente lembrada...
tracking img