A internet como instrumento de pesquisa e apoio aos estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E APOIO AOS ESTUDOS: Um estudo do uso da informação pesquisada na internet como complemento ao ensino.


Resumo

A internet invadiu o cotidiano das periferias, se antigamente lugares como a praça, a igreja e feirinhas de bairro faziam parte do entretenimento e ponto de encontro das comunidades, hoje as Lan houses tornaram-se um elemento indispensávelneste contexto. Embora a Internet no Brasil esteja avançando significativamente em termos qualitativos nos últimos anos, ainda sofre com a má distribuição de renda que caracteriza o mercado de consumo em nosso país. De acordo com o IBOPE/NetRatings pesquisa de 2006: 32,1 milhões de brasileiros possuíam acesso à Internet no 3º trimestre de 2005, incluindo residências, local de trabalho, escolas,universidades e locais de acesso público, como lan houses e centros de inclusão. Com o avanço das tecnologias da informação, os alunos necessitam conhecer todas as ferramentas disponíveis na internet antes de começar sua pesquisa. Portanto, além de dispor de dados primários, recorrem a diferentes ambientes de informação para dar prosseguimento a sua busca por informação, entre elas a internet. Nestecenário o artigo procura conhecer em alunos oriundos de escola pública que se preparam para as provas do vestibular 2011 em especial do curso pré-vestibular Atitude – Recife – PE, Curso vinculado à PROEXT[1]-UFPE, como e se os alunos utilizam a informação na internet como complemento aos estudos.

Palavras-chaves - Novas tecnologias de ensino, internet, gestão da informação.


1Contextualização introdutória

Segundo (FERRAZ, 2003) A nova forma de aprender e de ensinar trazida pelo computador, levanta questões onde: de um lado estão os neófitos e de outro os neófobos. Os primeiros acham que as Novas Tecnologias de Ensino (NTEs) são a solução para todos os males da educação, os segundos acham que não passam de modismo e que por isso devem ser esquecidas.
Entendemos oscomputadores bem como a internet, como poderosas ferramentas de ensino mas estão longe de ser a salvação de todos os males, contudo não devem ser esquecidos, podendo sim ajudar a alunos que buscam estes meios como incremento aos seus meios tradicionais de estudos, portando devemos dispensar os extremos.
Nessa busca de complementar seus ensinamentos a cada ano milhares de alunos se tornampesquisadores ao procurar por assuntos relacionados às matérias pedidas como requisitos das provas de vestibulares. É nesse momento que a internet passa a ser além de uma ferramenta de relacionamento e entretenimento, um poderoso caminho que auxilia na busca de conhecimento, sendo um importante e decisivo diferencial de ensino.
Nossa pesquisa visa, além de verificar estes aspectos, mostrar quetradicionais lugares como bibliotecas públicas e municipais também se adéquam as NTEs, buscando verificar se além de contar com cursos pré-acadêmicos, os alunos usam de maneira acessível e satisfatória a internet, no que diz respeito aos resultados encontrados na busca por informação.

2 Fundamentação teórica da internet como instrumento de auxílio ao ensino

Segundo Santos (2003),a internet é caracterizada por um entrelaçamento complexo de informações textuais e audiovisuais, umas podendo conduzir a outras, de sorte que sentidos são continuamente construídos pelo leitor, que os gera permanentemente por meio do percurso, em que conjuntos de palavras, imagens e sons se entrelaçam, muitas vezes sem ponto de partida, e sem ponto de chegada. É uma rede mundial, que interliga omundo inteiro, tal conceito é o resultado do avanço das tecnologias de informação e comunicação, fenômenos da chamada Sociedade da Informação.
Para Oliveira (2003), por tais características, a internet, percebida enquanto suporte para informações hipertextuais[2] com possibilidades infinitas de interseção, demanda uma linguagem própria para sua compreensão e abordagens de leitura...
tracking img